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dc.contributor.advisorLeães Filho, Wenceslau Virgilio Cardoso
dc.creatorOliveira, Sabrina Silva de
dc.date.accessioned2018-05-03T12:25:36Z
dc.date.available2018-05-03T12:25:36Z
dc.date.issued2010-04-12
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13093
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe present study focused in a research about the life experiences of two physical education teachers from basic school (A and B) that work in a public school of Santa Maria – RS. The aim was to show, analyze and understand the images that had influence in the choice of the teaching career, verifying the professional satisfaction and the perspectives of scholar physical education teachers. The reasons that took these professionals to choose this career are distinct and were taken during childhood or teenage and were consolidated in the adult phase, among which we can highlight the taste for practicing physical activities, especially sports. The satisfaction in work may result in the perception of until what point the activities developed at work accord to values considered important, making an interaction of the work experiences and personal values. It was verified that feelings of satisfaction form physical education teachers are connected to the afectiveness with the students and good personal relation with other people working at the school environment. In the other hand, feelings of insatisfaction portrait the problems of the public educational system. In the search for a more quality physical education, it is mostly important the valorization of these professionals. A teacher who finds adequate working conditions show most satisfactory results in his/her profession. Improvements in physical spaces for physical activities practicing and in personal relations, combined to the valorization of the physical education discipline in schools, proportionate a better quality of life, satisfaction and well-being to the teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectPerspectivas profissionaispor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectProfessional satisfactioneng
dc.titleA formação do professor de Educação Física: perspectivas profissionais na escola a partir de fragmentos de vidapor
dc.title.alternativeFormation of the Physical Education teacher: professional perspectives in schools through fragments of lifeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO presente estudo focalizou as trajetórias de vida de dois professores de Educação Física do Ensino Fundamental (A e B) atuantes em uma escola Municipal de Santa Maria-RS. Tentou-se apresentar, analisar e compreender as imagens que marcaram a escolha pela docência, verificando a satisfação e as perspectivas profissionais dos professores de Educação Física na escola. Os motivos que levaram os indivíduos participantes desta pesquisa a escolherem a carreira de professor de Educação Física são distintos, sendo decisões tomadas durante a infância ou adolescência e que se consolidaram na fase adulta, entre os quais podemos destacar a vocação, o gosto pela prática de atividades físicas, em especial dos esportes. A satisfação no trabalho pode resultar na percepção, sobre até que ponto as atividades que você desenvolve em seu trabalho atendem a valores considerados importantes, funcionando como interação das experiências no trabalho e os valores pessoais. Foi verificado que os sentimentos de satisfação dos professores de Educação Física estão ligados à afetividade com os alunos e as boas relações com as pessoas da Instituição escolar. Os sentimentos de insatisfação em compensação retratam o abandono/ descaso com o ensino público. Na busca por uma Educação Física com mais qualidade concentra-se a importância da valorização do professor. Um profissional que encontra condições adequadas de trabalho apresenta resultados mais satisfatórios em sua profissão. Essas melhorias sejam elas de infra-estrutura física, de relações pessoais, com uma maior valorização da disciplina de Educação Física, trazem a tona uma melhor qualidade de vida, satisfação e bem-estar ao professor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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