dc.contributor.advisor | Leães Filho, Wenceslau Virgilio Cardoso | |
dc.creator | Oliveira, Sabrina Silva de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-03T12:25:36Z | |
dc.date.available | 2018-05-03T12:25:36Z | |
dc.date.issued | 2010-04-12 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13093 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present study focused in a research about the life experiences of two
physical education teachers from basic school (A and B) that work in a public school of
Santa Maria – RS. The aim was to show, analyze and understand the images that had
influence in the choice of the teaching career, verifying the professional satisfaction and
the perspectives of scholar physical education teachers. The reasons that took these
professionals to choose this career are distinct and were taken during childhood or
teenage and were consolidated in the adult phase, among which we can highlight the
taste for practicing physical activities, especially sports. The satisfaction in work may
result in the perception of until what point the activities developed at work accord to
values considered important, making an interaction of the work experiences and
personal values. It was verified that feelings of satisfaction form physical education
teachers are connected to the afectiveness with the students and good personal relation
with other people working at the school environment. In the other hand, feelings of
insatisfaction portrait the problems of the public educational system. In the search for a
more quality physical education, it is mostly important the valorization of these
professionals. A teacher who finds adequate working conditions show most satisfactory
results in his/her profession. Improvements in physical spaces for physical activities
practicing and in personal relations, combined to the valorization of the physical
education discipline in schools, proportionate a better quality of life, satisfaction and
well-being to the teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Perspectivas profissionais | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Professional satisfaction | eng |
dc.title | A formação do professor de Educação Física: perspectivas profissionais na escola a partir de fragmentos de vida | por |
dc.title.alternative | Formation of the Physical Education teacher: professional perspectives in schools through fragments of life | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O presente estudo focalizou as trajetórias de vida de dois professores de
Educação Física do Ensino Fundamental (A e B) atuantes em uma escola Municipal de
Santa Maria-RS. Tentou-se apresentar, analisar e compreender as imagens que
marcaram a escolha pela docência, verificando a satisfação e as perspectivas
profissionais dos professores de Educação Física na escola. Os motivos que levaram os
indivíduos participantes desta pesquisa a escolherem a carreira de professor de
Educação Física são distintos, sendo decisões tomadas durante a infância ou
adolescência e que se consolidaram na fase adulta, entre os quais podemos destacar a
vocação, o gosto pela prática de atividades físicas, em especial dos esportes. A
satisfação no trabalho pode resultar na percepção, sobre até que ponto as atividades que
você desenvolve em seu trabalho atendem a valores considerados importantes,
funcionando como interação das experiências no trabalho e os valores pessoais. Foi
verificado que os sentimentos de satisfação dos professores de Educação Física estão
ligados à afetividade com os alunos e as boas relações com as pessoas da Instituição
escolar. Os sentimentos de insatisfação em compensação retratam o abandono/ descaso
com o ensino público. Na busca por uma Educação Física com mais qualidade
concentra-se a importância da valorização do professor. Um profissional que encontra
condições adequadas de trabalho apresenta resultados mais satisfatórios em sua
profissão. Essas melhorias sejam elas de infra-estrutura física, de relações pessoais, com
uma maior valorização da disciplina de Educação Física, trazem a tona uma melhor
qualidade de vida, satisfação e bem-estar ao professor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |