Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMello, Carolina Iuva de
dc.creatorOliveira, Lirane Nunes de
dc.date.accessioned2018-05-10T13:32:17Z
dc.date.available2018-05-10T13:32:17Z
dc.date.issued2010-12-10
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13147
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article proposes a reflection of the learning theories of Piaget and Vygotsky and the possibilities of teaching and learning of the Blind on Information Technologies and Communication, making a relationship with the existing concepts about learning and authors related to Visual Impairment. Will be presented an overview of assistive technologies commonly used in Brazil for the Blind and computer use, a case study with blind students in a public school and examining the adaptation of these technologies and students in relation to the conditions which are offered.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectTecnologias assistivaspor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectLearning and teaching processeng
dc.subjectAssistive technologieseng
dc.titleO processo de ensino e de aprendizagem de deficientes visuais com o uso das TICspor
dc.title.alternativeThe process of teaching and learning for the visually impaired with the use of TICseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo propõe uma reflexão das teorias de aprendizagem de Piaget e Vigotsky e as possibilidades de ensino-aprendizagem de deficientes visuais diante das Tecnologias da Informação e da Comunicação, fazendo uma relação com os conceitos sobre aprendizagem já existentes e autores relacionados com a deficiência visual. Será apresentado um apanhado de tecnologias assistivas mais utilizadas no Brasil para deficientes visuais e o uso do computador, um estudo de caso com estudantes deficientes visuais de uma escola pública e análise da adaptação destes alunos frente às tecnologias e das condições as quais são oferecidas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto