O fazer pedagógico do professor de Educação Especial/AEE no Instituto Federal Farroupilha: desafios da inclusão
Resumo
A pesquisa intitulada “O Fazer Pedagógico do Professor de Educação Especial/AEE no Instituto Federal Farroupilha: desafios da inclusão” insere-se na Linha de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva – GEPEIN e buscou analisar como se constitui o fazer pedagógico dos Professores de Educação Especial/AEE no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar. Além disso, procurou entender como o Atendimento Educacional Especializado - AEE vem se efetivando, tendo em vista que, atualmente, os Institutos Federais assim como as Escolas de Ensino Básico e as Universidades, também passaram a se ocupar dos processos de inclusão, implementando o AEE. O estudo teve como embasamento as legislações da área da Educação Especial, referentes à Educação Inclusiva e ao AEE. Os encaminhamentos metodológicos abordaram a pesquisa de base qualitativa, contando com auxílio de questionário como instrumento para coleta de dados, sendo realizada com seis Professores de Educação Especial/AEE que atuam no IFFar. Para a interpretação dos dados coletados utilizou-se como técnica a Análise de Conteúdo. A investigação propiciou conhecer como vem se constituindo o fazer pedagógico desses professores, podendo com isso, problematizar as possibilidades, fragilidades e desafios do mesmo. Apontando que, apesar de toda essa nova conjuntura política, educacional e conceitual que tem permeado sua prática e sua identidade institucionalmente, se percebem como professoras de Educação Especial atuando no momento como professoras de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Indicando que a instituição ainda se encontra em uma caminhada inicial, mas tem procurado investir nas questões ligadas à inclusão.
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