Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPerez, Susana Graciela Perez Barrera
dc.creatorOliveira, Patrícia dos Santos
dc.date.accessioned2018-05-14T12:31:16Z
dc.date.available2018-05-14T12:31:16Z
dc.date.issued2008-10-24
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13174
dc.descriptionArtigo (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis study consisted of description and analysis of the perceptions presented by parents with a gifted child, emphasizing the vision of the parents about the special characteristic of their son, your behavior and the interaction between these child and the school. First, we will speak about the paper of family in the approach of the giftedness. Second, we will explain the importance of the identification of the giftedness characteristics for a most suitable understanding of these question. We will follow presenting the principal myths about the giftedness. Then, we will describe the methodology wich we used in these qualitative research. We presented separately to the parents of gifted child a questionary with 14 (fourteen) questions. A posteriori, we will analyse the most relevant facts presented in the requests of the parents. We will close of the conclusions of this study. De through of this article, we will pretends to contribute for a most suitable approach of the giftedness by the family and the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectIdentificação das altas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectMitospor
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectIdentification of the giftednesseng
dc.subjectMythseng
dc.titleInvestigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotaçãopor
dc.title.alternativeInvestigating and analyzing the perceptions of parents with a gifted childeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial: Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho visa descrever e analisar as percepções de pais cujo filho tem indicadores de altas habilidades/superdotação, salientando a maneira como os pais vêem as peculiaridades da criança, o comportamento desta e as características de sua interação com a escola. Em primeiro lugar, discorremos brevemente sobre o papel da família na abordagem das altas habilidades/superdotação. Seguimos expondo a importância da identificação dos indicadores de altas habilidades/superdotação para uma compreensão mais adequada dos portadores destas características. Logo após, apresentamos os principais mitos que envolvem a superdotação. Então, descrevemos os procedimentos metodológicos que utilizamos nesta pesquisa qualitativa, a qual se apoiou principalmente na aplicação de um questionário integrado por 14 (quatorze) questões, apresentado separadamente para pai e mãe de uma criança com indicadores de altas habilidades/superdotação. A posteriori, analisamos e discutimos os dados de maior relevância obtidos através das respostas da família. Encerramos com as conclusões que este trabalho nos proporcionou, almejando, em suma, contribuir por meio do mesmo para uma abordagem mais abalizada da superdotação por parte da família e da escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto