dc.contributor.advisor | Perez, Susana Graciela Perez Barrera | |
dc.creator | Oliveira, Patrícia dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T12:31:16Z | |
dc.date.available | 2018-05-14T12:31:16Z | |
dc.date.issued | 2008-10-24 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13174 | |
dc.description | Artigo (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This study consisted of description and analysis of the perceptions presented by
parents with a gifted child, emphasizing the vision of the parents about the special
characteristic of their son, your behavior and the interaction between these child and
the school. First, we will speak about the paper of family in the approach of the
giftedness. Second, we will explain the importance of the identification of the
giftedness characteristics for a most suitable understanding of these question. We
will follow presenting the principal myths about the giftedness. Then, we will describe
the methodology wich we used in these qualitative research. We presented
separately to the parents of gifted child a questionary with 14 (fourteen) questions. A
posteriori, we will analyse the most relevant facts presented in the requests of the
parents. We will close of the conclusions of this study. De through of this article, we
will pretends to contribute for a most suitable approach of the giftedness by the family and the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Identificação das altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Mitos | por |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Identification of the giftedness | eng |
dc.subject | Myths | eng |
dc.title | Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotação | por |
dc.title.alternative | Investigating and analyzing the perceptions of parents with a gifted child | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa descrever e analisar as percepções de pais cujo filho tem
indicadores de altas habilidades/superdotação, salientando a maneira como os pais
vêem as peculiaridades da criança, o comportamento desta e as características de
sua interação com a escola. Em primeiro lugar, discorremos brevemente sobre o
papel da família na abordagem das altas habilidades/superdotação. Seguimos
expondo a importância da identificação dos indicadores de altas
habilidades/superdotação para uma compreensão mais adequada dos portadores
destas características. Logo após, apresentamos os principais mitos que envolvem a
superdotação. Então, descrevemos os procedimentos metodológicos que utilizamos
nesta pesquisa qualitativa, a qual se apoiou principalmente na aplicação de um
questionário integrado por 14 (quatorze) questões, apresentado separadamente
para pai e mãe de uma criança com indicadores de altas habilidades/superdotação.
A posteriori, analisamos e discutimos os dados de maior relevância obtidos através
das respostas da família. Encerramos com as conclusões que este trabalho nos
proporcionou, almejando, em suma, contribuir por meio do mesmo para uma
abordagem mais abalizada da superdotação por parte da família e da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |