dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Machado, Jaqueline | |
dc.date.accessioned | 2018-05-16T15:34:28Z | |
dc.date.available | 2018-05-16T15:34:28Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13211 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this study was to verify the use of the cell phone as a support and research tool for
the writing of an essay, with participants from a Textual Production Workshop of a High School. The
workshop, in extra-class hours, proposes activities to complement practice in reading and writing.
The choice of theme is justified by the intrusion of technologies in daily life, which already requires a
new attitude on the part of the educators on how to manage them, as they reach the classrooms
brought by the students, through their cell phones. Given this daily situation, the study seeks to
contribute to the idea that this technology, often rejected by the school itself, for dispersing students,
can be used as a source of research and learning in the classroom and / or extraclass activities. The
application was made from a base text made available to all participants, being requested that part of
the students to carry out the production only with reference to such text and that another party would
look for extra information, researching on their cell phones on the subject. At the end, a comparative
analysis of the textual productions of the two groups was made in relation to the texts produced. It
can be verified, through some indicators, that the students who consulted extra information
elaborated textual productions richer in information and of superior quality to those who did not
perform the extra research, validating the use of the cellular as a research tool in the textual creative
elaboration. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizado móvel | por |
dc.subject | Ambiente escolar | por |
dc.subject | Oficina de produção textual | por |
dc.subject | Mobile learning | eng |
dc.subject | School environment | eng |
dc.subject | Textual production workshop | eng |
dc.title | O uso do celular como ferramenta de apoio em atividades de oficina de produção textual em uma escola estadual de ensino médio de Santiago - RS | por |
dc.title.alternative | The use of cellular as a tool for support in activities of the editorial office of a state school of average education of Santiago - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Sêca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, Ea | por |
dc.description.resumo | O estudo teve como objetivo verificar a utilização do celular como ferramenta de apoio e pesquisa
para a escrita de uma redação, com participantes de uma Oficina de Produção Textual de uma
Escola de Ensino Médio. A oficina, em horário extraclasse, propõe atividades de complementação
de prática na leitura e produção escrita. A escolha do tema justifica-se devido à invasão das
tecnologias no cotidiano, que já exige uma nova postura por parte dos educadores acerca de como
gerenciá-las, pois chegam até as salas de aulas trazidas pelos alunos, através de seus celulares.
Diante dessa situação vivenciada diariamente, o estudo busca contribuir com a ideia de que essa
tecnologia, muitas vezes rejeitada pela própria escola, por dispersar os alunos, possa ser usada
como fonte de pesquisa e aprendizagem em sala de aula e/ou atividades extraclasse. A aplicação
foi realizada a partir de um texto base disponibilizado para todos os participantes, sendo solicitado
que parte dos alunos realizasse a produção somente tendo como referência tal texto e que outra
parte buscasse informações extras, pesquisando em seus celulares sobre o assunto. Ao final, foi
feita uma análise comparativa das produções textuais dos dois grupos em relação aos textos
produzidos. Pode-se verificar, através de alguns indicadores, que os estudantes que consultaram
informações extras elaboraram produções textuais mais ricas em informações e com qualidade
superior aos que não realizaram a pesquisa extra, validando o uso do celular como ferramenta de
pesquisa na elaboração criativa textual. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |