Competências docentes e TICs: considerações sobre o fazer pedagógico de professores de uma escola pública
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Data
2017-06-24Autor
Santos, Andressa Fassbinder dos
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O presente artigo buscou analisar as competências necessárias à formação docente para o uso de TICs no fazer profissional de professores de uma escola pública. Para a fundamentação teórica foi realizada uma contextualização da tecnologia na escola, seguindo para os principais aspectos sobre as competências docentes no uso de TICs e culminando numa perspectiva da formação de professores e de que forma usam as tecnologias em seu fazer profissional. A metodologia do estudo apoiou-se no paradigma qualitativo descritivo e os instrumentos escolhidos para a coleta de informações foi o estudo do projeto político pedagógico da escola e a técnica do questionário com perguntas abertas e fechadas, onde contribuíram doze professoras que lecionam nesta escola. Assim, por meio da análise categorial, foi possível analisar os objetivos propostos na pesquisa que buscaram aprofundar as competências necessárias à formação docente para o uso de TICs contemplando o planejamento, a capacitação permanente e a usabilidade em aula. Sendo assim, constatou-se que o uso de TICs é um desafio em constante mudança diante da velocidade com que as tecnologias são desenvolvidas. Dessa forma, deve-se investir na formação inicial e continuada do professor, buscando assim a amplitude de suas concepções e o desenvolvimento de competências adequadas para a inserção efetiva das TICs de forma significativa no contexto escolar.
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