dc.contributor.advisor | Reginatto, Andrea Ad | |
dc.creator | Santos, Andressa Fassbinder dos | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T12:52:24Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T12:52:24Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13217 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The present article sought to analyze the skills needed for teacher training for the use of ICTs in the professional work of teachers of a public school. For the theoretical basis, a contextualization of the technology in the school was carried out, following the main aspects about the teaching competences in the use of ICTs and culminating in a teacher education perspective and in what way they use the technologies in their professional doing. The methodology of the study was based on the qualitative descriptive paradigm and the instruments chosen for the collection of information were the study of the pedagogical political project of the school and the questionnaire technique with open and closed questions, where twelve teachers who taught in this school. Thus, through the categorical analysis, it was possible to analyze the objectives proposed in the research that sought to deepen the skills needed for teacher training for the use of ICTs, contemplating planning, permanent training and usability in class. Thus, it has been found that the use of ICTs is an ever-changing challenge in the face of the speed with which technologies are developed. Thus, one must invest in initial and continuing teacher training, thus seeking the breadth of their conceptions and the development of skills adequate for the effective insertion of ICTs in a meaningful way in the school context. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Skills | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.title | Competências docentes e TICs: considerações sobre o fazer pedagógico de professores de uma escola pública | por |
dc.title.alternative | Teaching and ict skills: considerations about the pedagogical make of teachers of a public school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo buscou analisar as competências necessárias à formação docente para o uso de TICs no fazer profissional de professores de uma escola pública. Para a fundamentação teórica foi realizada uma contextualização da tecnologia na escola, seguindo para os principais aspectos sobre as competências docentes no uso de TICs e culminando numa perspectiva da formação de professores e de que forma usam as tecnologias em seu fazer profissional. A metodologia do estudo apoiou-se no paradigma qualitativo descritivo e os instrumentos escolhidos para a coleta de informações foi o estudo do projeto político pedagógico da escola e a técnica do questionário com perguntas abertas e fechadas, onde contribuíram doze professoras que lecionam nesta escola. Assim, por meio da análise categorial, foi possível analisar os objetivos propostos na pesquisa que buscaram aprofundar as competências necessárias à formação docente para o uso de TICs contemplando o planejamento, a capacitação permanente e a usabilidade em aula. Sendo assim, constatou-se que o uso de TICs é um desafio em constante mudança diante da velocidade com que as tecnologias são desenvolvidas. Dessa forma, deve-se investir na formação inicial e continuada do professor, buscando assim a amplitude de suas concepções e o desenvolvimento de competências adequadas para a inserção efetiva das TICs de forma significativa no contexto escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |