Nosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELO
Visualizar/ Abrir
Data
2017-06-23Autor
Silva, Renan Cardozo Gomes da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais que estimulam o processo de ensino e de aprendizagem e, geralmente, são encontrados em plataformas de domínio público (COSTA et al., 2016, p. 02). Uma das plataformas que alojam esses recursos intitula-se Ensino de Línguas Online (ELO) e destina-se ao ensino e aprendizagem de línguas. Este artigo objetiva desenvolver um curso de espanhol aberto na plataforma ELO Cloud, visando como público-alvo os alunos do primeiro semestre do Curso de Letras Português-Espanhol da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – campus Jaguarão. Em específico, pretendemos discutir, de maneira sucinta, os princípios teóricos dos REA na plataforma ELO Cloud; relatar o nosso procedimento metodológico, de abordagem qualitativa, que consiste em realizar observações, aplicar questionários e, a partir disso, elaborar o curso no ELO Cloud; apresentar o curso elaborado. Para alcançar tais objetivos nos pautamos nos escritos de Leffa (2007) no que se refere ao Ciclo Recursivo, de modo a discutir a importância de estimular a prática de ensino e aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e promover práticas contextualizadas. Este trabalho não se encerra na construção e apresentação do curso, sua continuação é destinada à aplicação do curso que aqui propomos. Esperamos, para além dos frutos da nossa aplicação, que outros professores possam se valer de tais recursos e, assim como nós, contribuam para a disseminação da educação aberta e de REA, valorizando, principalmente, aspectos da sua cultura y dos Outros.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: