dc.contributor.advisor | Bulegon, Ana Marli | |
dc.creator | Scremin, Gisele | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T14:45:20Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T14:45:20Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13222 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The research present, of predominantly qualitative nature, is exploratory and had as of target audience of students 15 of the discipline of Calculus I, of the Agronomy course, of a public teaching institution of RS. The purpose of this work was to develop and apply a Learning Unit for the teaching of variations of functions through the concept of derivatives, with the help of Desmos software, with the aim of answering our research question: What are the contributions of Desmos software to Learning of variations of functions related to the concept of derivatives? The present question arose through the observation of the class in which a pedagogical intervention proposed by a Master's discipline would be developed. Through this observation it was possible to diagnose some difficulties of the students regarding the understanding of the functions, their graphs and the concept of derivatives, as well as to notice that the class was quite heterogeneous and introverted. Facing these difficulties, we set out to construct and apply an Apprenticeship Unit that contemplated exploratory activities of construction of function graphs with the Desmos software, and analysis of the behavior of the function and its first and second order derivatives, with the objective of promoting student learning and encouraging their participation and autonomy during class. In general, the contributions to learning took place in the aspect of visualization, analysis and comparison, which gave the students a discovery environment, making teaching more dynamic and interesting. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Calculadora Desmos | por |
dc.subject | Ensino de derivadas | por |
dc.subject | Gráfico de funções | por |
dc.subject | Desmos calculator | eng |
dc.subject | Derivative teaching | eng |
dc.subject | Functions graph | eng |
dc.title | Software Desmos como ferramenta de ensino e aprendizagem de derivadas | por |
dc.title.alternative | Desmos software as a teaching and learning tool for derivatives | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, de cunho predominantemente qualitativo, é exploratória e teve como público alvo 15 alunos da disciplina de Cálculo I, do curso de Agronomia, de uma instituição pública de ensino do RS. O objetivo desse trabalho foi desenvolver e aplicar uma Unidade de Aprendizagem para o ensino de variações de funções através do conceito de derivadas, com auxílio do software Desmos, com a pretensão de responder a nossa questão de pesquisa: Quais as contribuições do software Desmos para a aprendizagem de variações de funções referentes ao conceito de derivadas? A presente questão surgiu através da observação da turma na qual seria desenvolvida uma intervenção pedagógica proposta por uma disciplina de Mestrado. Através desta observação foi possível diagnosticar algumas dificuldades dos alunos referentes a compreensão das funções, seus gráficos e o conceito de derivadas, bem como perceber que a turma era bastante heterogênea e introvertidos. Frente a estas dificuldades partiu-se para a construção e aplicação de uma Unidade de Aprendizagem que contemplasse atividades exploratórias de construção de gráficos de funções com o software Desmos, e análise do comportamento da função e de suas derivadas de primeira e segunda ordem, com o objetivo de promover a aprendizagem dos alunos e incentivar sua participação e autonomia durante as aulas. De modo geral as contribuições para a aprendizagem se deram no aspecto da visualização, análise e comparação, o que proporcionou aos alunos um ambiente de descoberta, tornando o ensino mais dinâmico e interessante. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |