Objeto virtual de aprendizagem com acessibilidade em libras: possibilidades para o ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a análise de dados obtidos através da validação de um Objeto
de Aprendizagem (OA) intitulado “Matemática em LIBRAS: as Quatro Operações”, com relação à sua
acessibilidade. A testagem foi realizada com sujeitos surdos, que frequentam os anos iniciais do
Ensino Fundamental, de uma escola especial do município de Santa Maria/RS. Para obtenção dos
resultados, foi utilizada a abordagem qualitativa, do tipo Exploratória. Além da observação
participante, também foram utilizados questionários mistos para os alunos e um questionário
contendo perguntas abertas para o professor/intérprete de LIBRAS, que ministra o conteúdo de
Matemática. Os resultados desta validação, bem como o processo de desenvolvimento do objeto de
aprendizagem apontam que, além de apresentar-se como uma ferramenta interessante para o aluno,
mostrou-se eficaz também para o trabalho do professor/intérprete de LIBRAS, que ministra a
disciplina de Matemática, pois ele é capaz de enriquecer sua prática e torná-la mais divertida, atrativa
e interativa, auxiliando assim na construção dos conhecimentos matemáticos de seus educandos.
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