Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente
Resumo
A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é interpretada a partir de uma abordagem hermenêutica, no intuito de refletir sobre a compreensão que o professor tem da sua profissão, diante dos avanços econômicos e tecnológicos no contexto atual e as contradições existentes perante as diversas teorias disseminadas por autores renomados da área educacional. A fundamentação do trabalho tem como alicerce a Psicologia Histórico-Cultural – escola de Vygotsky, e as teorias de Nóvoa e Alarcão especialmente, os quais estabelecem um diálogo com outros estudiosos, a fim de esclarecer a imagem do professor hoje, apontando novos caminhos para o exercício da docência. A perspectiva do professor reflexivo representa uma análise crítica da realidade escolar, capaz de oferecer meios de ação que favoreçam o resgate, a renovação e a promoção da reflexão como alternativa de transformação da prática pedagógica. A pesquisa constata, pois, que é possível construir um fazer pedagógico que privilegie os processos de reflexão na ação para desencadear o seu desenvolvimento profissional. Sendo assim, haverá uma conseqüente mudança de atitude, e um avanço do conhecimento, na medida em que o questionamento docente transpõe os obstáculos que precedem a reflexão.
Coleções
- Educação [46]
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