dc.contributor.advisor | Trevisan, Amarildo Luiz | |
dc.creator | Poglia, Patrícia Dalmaso | |
dc.date.accessioned | 2018-05-24T11:59:51Z | |
dc.date.available | 2018-05-24T11:59:51Z | |
dc.date.issued | 2005-03-16 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13238 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The investigation aims to show some considerations about teacher professionalism, his education and how his pedagogic practice occurs according to his education. The proposal at reflexive teacher is understood from an hermeneutic approach in order to reflect about the comprehension that the teacher has about his profession according to economic and technological advance in the actual context and, the existent contradictions before a wide theories disseminated by will know education area authors. The base at this abstract has as it basis on Historic-Cultural school from Vygotsky, and specially Nóvoa and Alarcão theories, which reinforce a dialog with others studious just to make clear the teacher image nowadays and also to show new paths to the teaching practice. The teacher prospective-reflexive gives a critical analysis of school reality able to give action means that makes better the rescue, the renovation and the reflection promotion as a transformation alternative on pedagogic practice. The research notices that it is possible to build to do pedagogic that is in favor of action reflection process to set off his professional development. Therefore a considerable change in attitude will happen and a Knowledge advance as the teaching querying goes beyond the obstacles that are before the reflection. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente | por |
dc.title.alternative | Reflection on pedagogic practice: new prospect on teaching learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é interpretada a partir de uma abordagem hermenêutica, no intuito de refletir sobre a compreensão que o professor tem da sua profissão, diante dos avanços econômicos e tecnológicos no contexto atual e as contradições existentes perante as diversas teorias disseminadas por autores renomados da área educacional. A fundamentação do trabalho tem como alicerce a Psicologia Histórico-Cultural – escola de Vygotsky, e as teorias de Nóvoa e Alarcão especialmente, os quais estabelecem um diálogo com outros estudiosos, a fim de esclarecer a imagem do professor hoje, apontando novos caminhos para o exercício da docência. A perspectiva do professor reflexivo representa uma análise crítica da realidade escolar, capaz de oferecer meios de ação que favoreçam o resgate, a renovação e a promoção da reflexão como alternativa de transformação da prática pedagógica. A pesquisa constata, pois, que é possível construir um fazer pedagógico que privilegie os processos de reflexão na ação para desencadear o seu desenvolvimento profissional. Sendo assim, haverá uma conseqüente mudança de atitude, e um avanço do conhecimento, na medida em que o questionamento docente transpõe os obstáculos que precedem a reflexão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |