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dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorPerske, Ketlin Elís
dc.date.accessioned2018-05-25T14:38:48Z
dc.date.available2018-05-25T14:38:48Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13258
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the management procedures of a public school, located in the countryside of Candelária/RS. This study focuses on the analysis of the relationship between the scholar documents and their implementation by the management team to transform the educational context in a more democratic environment. In addition, the managers‟ skills, attitudes and practices are also analyzed in this research. In order to carry on this study, a qualitative research was developed based on a questionnaire answered by the principal, the vice-principal and the supervisor. In the manager‟s documents and answers it was verified that there is a constant effort to improve the practices to promote actions that seek integration and bring, especially, the parents segment to the educational system, being that seen as a big challenge in the Political Pedagogical Project as well as in the managers‟ questionnaire replies. It was identified that the democratic management is an achievement/process that requires time, strategies and determination. It was possible to conclude that, despite the difficulty of putting into practice the principles of democratic management, the management team seeks to promote actions that permit the participation of the school segments, because managers believe that this is the main way to improve the teaching quality and provide students with a more complete formation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEquipe diretivapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectPolitical-pedagogical projecteng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectManagement teameng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleO gestor educacional e o projeto político-pedagógico: um estudo sobre a gestão democráticapor
dc.title.alternativeThe management team and the polotical-pedagogical project: a study on the democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a analisar os procedimentos de gestão de uma escola da rede pública estadual, localizada na zona rural do município de Candelária/RS. O foco da pesquisa se pauta no estudo da relação entre o que consta nos documentos escolares e o que a equipe diretiva implementa no sentido de democratizar o ambiente escolar, bem como na análise das habilidades, atitudes e práticas desses gestores. Para atingir esses objetivos, desenvolveu-se um trabalho de cunho qualitativo que contemplou em sua metodologia a pesquisa documental e a aplicação de questionário ao diretor, a uma vice-diretora e a uma supervisora. Verificou-se, nos documentos e nas respostas dos gestores, que há um esforço constante para aprimorar as práticas no sentido de promover ações que busquem a integração e tragam, principalmente, o segmento pais ao educandário, sendo esse um desafio citado tanto no Projeto Político-Pedagógico quanto nas respostas dadas ao questionário pelos gestores entrevistados. Além disso, se evidenciou que a gestão democrática é uma conquista/processo que demanda tempo, estratégias e determinação. Conclui-se que, apesar da dificuldade de colocar em prática princípios da gestão democrática, a equipe diretiva busca realizar ações no sentido de promover a participação dos segmentos escolares, pois acredita que esse é o principal caminho para melhorar a qualidade do ensino e proporcionar aos alunos uma formação mais completa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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