dc.contributor.advisor | Bastos, Fábio da Purificação de | |
dc.creator | Peixoto, Vera Cleusa Lima | |
dc.date.accessioned | 2018-06-13T14:27:13Z | |
dc.date.available | 2018-06-13T14:27:13Z | |
dc.date.issued | 2009-09-30 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13383 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria,Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This research aims, from the report of an experience, discuss possibilities and educational implications
regarding the integration of Information and Communication Technologies (ICT) in the school context in a
school State Elementary, located in rural considered geographically inaccessible. It is used in this study, a
qualitative approach, case study and technical procedure. Through an educational intervention in the class of
fourth grade, with the School Project, based on the principles of pedagogy Project, noted that it is possible to
integrate ICT analog and digital, in the context of school without computers connected to the Internet. Was
obtained as a result of teaching based on the creation / ownership of the new work environment, enabling
students contextualized learning and meaningful. These results were realized through the commitment,
dedication and commitment of those involved. Also present study shows the importance of training teachers
to integrate ICT in the classroom and brings an alternative to distance education mode, especially for
teachers from rural areas. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Integração | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Escola rural | por |
dc.subject | Integration technologies | eng |
dc.subject | Rural school | eng |
dc.title | Integração das TIC no contexto escolar: possibilidades e implicações educacionais | por |
dc.title.alternative | Integration of ict in the context of rural education: opportunities and educational implications | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo, a partir do relato de uma experiência vivida, discutir
possibilidades e implicações educacionais quanto à integração das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) no contexto escolar, em uma escola Estadual de Ensino Fundamental,
localizada na zona rural, geograficamente considerada de difícil acesso. Usa-se nesse estudo, a
metodologia qualitativa, estudo de caso como procedimento técnico. Mediante uma intervenção
pedagógica na turma de quarta série, com o Projeto Jornal Escolar, com base nos princípios da
Pedagogia de Projetos, foi observado que é possível integrar as TIC analógicas e digitais, no
contexto escolar, mesmo sem computadores conectados a internet. Obteve-se como resultado um
ensino pautado na criação/ apropriação de novos ambientes de trabalho, possibilitando aos alunos
aprendizagem contextualizada e com significado. Tais resultados foram percebidos por meio do
empenho, dedicação e do comprometimento dos envolvidos. Também o presente estudo mostra a
importância da capacitação dos professores para a integração das TIC na sala de aula e traz como
alternativa a Modalidade EAD, principalmente aos professores da zona rural. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |