dc.contributor.advisor | Bulegon, Ana Marli | |
dc.creator | Pinarelo, Maristani Machado | |
dc.date.accessioned | 2018-06-13T15:29:23Z | |
dc.date.available | 2018-06-13T15:29:23Z | |
dc.date.issued | 2009-09-30 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13388 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria,Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work shows us a little approach about the use of Computing in the Elementary School
Dezidério Fuzer. It makes an analysis of the possibilities that are offered to teach foreign
languages using the technology of information and the availability of the use of these new tools in the investigating and pedagogic environment. It wants to show, throught a computer,
even so it is operating off line, which is possible to develop a lot of activities such as to help
the preparation of didactic and pedagogical materials as to produce texts, to use pictures and
educative softwares in order to make classes more agreable. The specific purpose of this
work is to show to teachers a little and concrete example of how new technologies can
increase the efficiency of foreign languages teaching and that these resources are very
interesting tools to the implementation of several methodologic aims that are been discussed
in the last years. It emphasizes the advantages of using Virtual Learning Objects (VLO) as a
pedagogic resource in the teaching – learning process of Spanish language to an elementary
group of students. It has been used a VLO in a text vocabulary learning of Spanish language
and the results that have been reached show to the teachers of foreign languages that the use
of these tools are practicable and they can be well succeeded, mainly in the teaching of
Spanish language as it has been done in this approach. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Objetos de aprendizagem virtuais | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Novas tecnologias | por |
dc.subject | Ensino de língua espanhola | por |
dc.subject | Virtual learning objects | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.subject | New technologies | eng |
dc.subject | Spanish language teaching | eng |
dc.title | O computador e suas ferramentas como recurso didático no ensino e na aprendizagem do vocabulário de língua espanhola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDRestinga | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho faz uma abordagem sobre o uso da informática na E. M. E. F Dezidério Fuzer,
localizada em São Miguel Novo – Restinga Sêca/ RS, visa fazer uma análise das possibilidades
oferecidas pela tecnologia da informação no ensino de línguas estrangeiras e a viabilidade da
utilização destas novas ferramentas no ambiente investigativo-pedagógico. Procura mostrar por
meio do computador, ainda que operando no modo off-line, que é possível o desenvolvimento de
várias atividades, desde o auxilio na elaboração de materiais didáticos e pedagógicos, através do
editor de textos, do uso de figuras, de softwares educativos. Neste caso, especificamente tem
como objetivo mostrar um pequeno exemplo concreto, de como as novas tecnologias podem
aumentar a eficiência do ensino de língua estrangeira e que estes recursos são uma ferramenta
muito interessante para a implementação de vários objetivos metodológicos que estão em
discussão nos últimos anos. Destaca as vantagens no uso dos Objetos de Aprendizagem Virtuais
(OAV) como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola dos
alunos do ensino fundamental. Fez-se uso de um OAV no processo de ensino e de aprendizagem
do vocabulário de língua espanhola. Os resultados alcançados demonstram a viabilidade do uso
de tal ferramenta no ensino e na aprendizagem de língua espanhola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |