Mostrar registro simples

Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da arte

dc.creatorDahmer, Carin Cristina
dc.date.accessioned2018-06-15T20:13:52Z
dc.date.available2018-06-15T20:13:52Z
dc.date.issued2017-06-27
dc.date.issued2017-06-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13431
dc.description.abstractThis master’s thesis aims at approaching possible curricula through a school curriculum experienced by articulating the theme of art history in elementary school. Appropriation processes of school planning are considered along with relations among the concepts of rhizome, lines, and body without organs by Deleuze and Guattari (2011, 2012). The way the research was developed was through the displacement between experiences as teacher-student, the school and graduate spaces. We aimed to promote a rhizomatic curriculum (GALLO, 2007), and problematize it through de-formation (SILVA, 2004), in relation to its possible deviations. Thus, processes of appropriation, according to Archer (2012), Argan (2006) and Chiarelli (2002), present possibilities for inventing a curriculum in the educational field, with the philosophy of difference by Deleuze and Guattari’s writings. This research problematization is related to the question: What can the curriculum do between appropriation and art history, and what can appropriation do to de-form the curriculum and art history? The methodology used was cartography as a way to produce paths of a teaching process about to happen. The lines that articulate the curriculum in visual arts are inscribed as an experience, a possibility, facing the different paths that each teaching experience designs to itself.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDocência em artes visuaispor
dc.subjectApropriaçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectFilosofias da diferençapor
dc.subjectVisual arts teachingeng
dc.subjectAppropriationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectPhilosophies of differenceeng
dc.titleApropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da artepor
dc.titleApropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da artepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação se propõe a abordar os currículos possíveis a partir de um currículo escolar experienciado ao articular a temática da história da arte nas aulas do ensino fundamental. Considera-se os processos de apropriação dos planejamentos escolares e as relações entre os conceitos de: rizoma, linhas e corpo-sem-órgãos de Deleuze e Guattari (2011, 2012). O modo como a pesquisa se deu foi pelo deslocamento entre as experiências como docente-discente, entre a escola e os espaços da pós-graduação. Objetivou-se potencializar um currículo rizomático (GALLO, 2007), e problematizar este currículo pelo viés da de-formação (SILVA, 2004), no que tange aos seus possíveis desvios. Neste sentido, os processos de apropriação, a partir de Archer (2012), Argan (2006) e Chiarelli (2002), apresentaram possibilidades de invenções de um currículo no campo educacional, aliado às filosofias da diferença, a partir dos escritos de Deleuze e Guattari. A problematização desta pesquisa perpassou a seguinte questão: O que pode o currículo entre as apropriações e a história da arte e o que podem as apropriações para de-formar o currículo e a história da arte? A metodologia adotada foi a cartografia como forma de produzir os percursos de uma docência em vias de realizar-se. Estas linhas que articularam o currículo em artes visuais, escrevem-se como uma experiência, uma possibilidade, diante dos variados percursos que cada docência traça para si.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee1Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3988331743668197por
dc.contributor.referee2Mossi, Cristian Poletti
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9298073969911416por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2916001741240232por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International