dc.contributor.advisor | Romano, Fabiane Vieira | |
dc.creator | Prodorutti, Ieda Romana Altermann | |
dc.date.accessioned | 2018-06-18T13:08:29Z | |
dc.date.available | 2018-06-18T13:08:29Z | |
dc.date.issued | 2010-11-05 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13438 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Considering that the progress of the world has brought new challenges to teachers, showing a different way of working on education and the use of these resources in teaching and learning process can lead to different conceptions about the workings of a computer lab at an educational institution the This article describes how this practice is occurring in education in kindergarten and early grades in three public schools in the city of Restinga Seca. Results were obtained through questionnaires to teachers, supervisors and those responsible for computer labs, bringing a real vision of this new and critical teaching practice, with suggestions of actions that can be developed to improve and facilitate the teaching and learning process using the resources technology available in schools. These results were also presented at the City Department of Education with the goal to make suggestions for improvements to the operation of the Computer Labs. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Laboratório de informática | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Computer lab | eng |
dc.subject | Teacher education | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.title | Laboratórios de informática na educação infantil e em séries iniciais: desafios e conquistas em três escolas municipais | por |
dc.title.alternative | Computer labs in kindergarten and first grades: challenges and achievements in tree schools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Sêca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Tendo em vista que o avanço do mundo das Tecnologias da Informação e da Comunicação trouxe novos desafios aos professores, mostrando uma maneira diferente de trabalhar a educação e que a utilização destes recursos no processo de ensino aprendizagem pode originar diferentes concepções sobre o funcionamento de um laboratório de informática numa instituição de ensino o presente artigo descreve como está ocorrendo esta prática de ensino na Educação Infantil e nas Séries Iniciais de três escolas municipais, do município de Restinga Sêca. Os resultados foram obtidos através de questionários com professores, supervisores e responsáveis pelos laboratórios de informática, trazendo uma visão real e critica desta nova prática de ensino, com sugestões de ações que podem ser desenvolvidas para melhorar e facilitar o processo de ensino aprendizagem utilizando os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas. Estes resultados também foram apresentados na Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de informar as sugestões de melhorias para o funcionamento dos Laboratórios de Informática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |