dc.contributor.advisor | Hoelzel, Carlos Gustavo Martins | |
dc.creator | Pozzebon, Rafaela | |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T15:33:16Z | |
dc.date.available | 2018-06-20T15:33:16Z | |
dc.date.issued | 2010-12-15 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13474 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras , Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article aims to present the use of animated cartoons in the classroom. To this it was done investigation based on experts studies, available on web sites, through sources consulted about Textual Genre studies in the classroom. The class works in the School Hall Elementary School Santos Dumont, in the city of Agudo, RS. The performance of the article comprehends not so reading and searches, but also activity with participate students, besides the observation by the author. The students, after being presented with different text genres (including the Charge) shall be instructed to observe and interpret a particular Animated Charge answering some orally some questions. During the classes and the interview I watch that students who make use of Information Technologies (ICT) have more acceptance and understanding of the proposed activities, so the Internet becomes an indispensable medium, contributing to great effect, easing the difficulties of learning. The use of Information Technology contributes to the formation of a student more participatory, investigative, independent and interested in the teaching-learning process. The focus of this paper is to discuss the importance of ICT intellectual development of students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Charge animada | por |
dc.subject | Charge | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Animated charge | eng |
dc.subject | Information technology | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | TICs e gênero textual: charge animada | por |
dc.title.alternative | ICTs and genre textual: animated charge | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo apresentar o uso da Charge Animada em sala de aula. Para isso, foram feitas investigações baseadas em estudos de especialistas, disponibilizados em sites da internet, a partir de fontes consultadas em relação aos estudos sobre Gênero Textual em sala de aula. A turma acompanhada está situada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, localizada na cidade de Agudo, RS. A realização do artigo abrange não só leituras e pesquisas, mas também uma atividade com os alunos participantes, além de observações feitas pela autora. Os alunos, após serem apresentados a diferentes Gêneros Textuais (incluindo a Charge), serão orientados a observar e interpretar uma determinada Charge Animada, respondendo oralmente alguns questionamentos. No decorrer das aulas e da entrevista, observo que os alunos que fazem uso das Tecnologias de Informações e Comunicação (TIC) possuem mais aceitação e compreensão das atividades propostas, deste modo a internet torna-se um meio indispensável, contribuindo com grande êxito, amenizando as dificuldades de aprendizado. O uso das TIC contribuem para a formação de um aluno mais participativo, investigativo, interessado e autônomo no processo de ensino-aprendizagem. O foco principal deste artigo consiste, a partir de tudo isso, em discutir a importância das TIC no desenvolvimento intelectual dos alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |