Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoelzel, Carlos Gustavo Martins
dc.creatorPozzebon, Rafaela
dc.date.accessioned2018-06-20T15:33:16Z
dc.date.available2018-06-20T15:33:16Z
dc.date.issued2010-12-15
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13474
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras , Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article aims to present the use of animated cartoons in the classroom. To this it was done investigation based on experts studies, available on web sites, through sources consulted about Textual Genre studies in the classroom. The class works in the School Hall Elementary School Santos Dumont, in the city of Agudo, RS. The performance of the article comprehends not so reading and searches, but also activity with participate students, besides the observation by the author. The students, after being presented with different text genres (including the Charge) shall be instructed to observe and interpret a particular Animated Charge answering some orally some questions. During the classes and the interview I watch that students who make use of Information Technologies (ICT) have more acceptance and understanding of the proposed activities, so the Internet becomes an indispensable medium, contributing to great effect, easing the difficulties of learning. The use of Information Technology contributes to the formation of a student more participatory, investigative, independent and interested in the teaching-learning process. The focus of this paper is to discuss the importance of ICT intellectual development of students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCharge animadapor
dc.subjectChargepor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectAnimated chargeeng
dc.subjectInformation technologyeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleTICs e gênero textual: charge animadapor
dc.title.alternativeICTs and genre textual: animated chargeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo apresentar o uso da Charge Animada em sala de aula. Para isso, foram feitas investigações baseadas em estudos de especialistas, disponibilizados em sites da internet, a partir de fontes consultadas em relação aos estudos sobre Gênero Textual em sala de aula. A turma acompanhada está situada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, localizada na cidade de Agudo, RS. A realização do artigo abrange não só leituras e pesquisas, mas também uma atividade com os alunos participantes, além de observações feitas pela autora. Os alunos, após serem apresentados a diferentes Gêneros Textuais (incluindo a Charge), serão orientados a observar e interpretar uma determinada Charge Animada, respondendo oralmente alguns questionamentos. No decorrer das aulas e da entrevista, observo que os alunos que fazem uso das Tecnologias de Informações e Comunicação (TIC) possuem mais aceitação e compreensão das atividades propostas, deste modo a internet torna-se um meio indispensável, contribuindo com grande êxito, amenizando as dificuldades de aprendizado. O uso das TIC contribuem para a formação de um aluno mais participativo, investigativo, interessado e autônomo no processo de ensino-aprendizagem. O foco principal deste artigo consiste, a partir de tudo isso, em discutir a importância das TIC no desenvolvimento intelectual dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto