Representações de corpo, gênero e sexualidade produzidas na dança no contexto escolar
Resumo
Em cada página desse estudo busquei olhar para fatores que envolvem constantemente
nosso dia-a-dia. Questões voltadas ao corpo, as relações de gênero e a sexualidade
continuamente envolvem nossas vidas, e na maioria das vezes são invisibilizadas. Para
tratar desses assuntos esse estudo, de caráter qualitativo, estruturou suas bases nas
teorias dos Estudos Feministas, Culturais e de Gênero, e, com esse engendramento
busquei investigar as representações de corpo, gênero e sexualidade que emergiam na
dança advinda do contexto escolar. Fazer desse estudo um meio de se trabalhar esses
temas articulados à dança favoreceu a construção de diferentes representações. Os
diferentes artefatos culturais auxiliaram a construção desse estudo e dos encontros,
possibilitando diferentes discussões e representações que se atravessavam. A dança, o
corpo, as relações de gênero e a sexualidade são ferramentas que se cruzam, se
transformam e se completam, e, na maioria das vezes são invisibilizadas nas escolas.
Nesse imbricamento, os discursos dos/as alunos/as remeteram para uma compreensão
que muitas vezes se situa a partir de suas vivências e realidades, no entanto pouco a
pouco eles/as percebem o corpo e suas relações com a dança enquanto situada e
posicionada historicamente, pois ela traz sua história e é transformada por aqueles que a
praticam e não há como negar que a cultura, assim como o corpo, as relações de gênero
e a sexualidade, também a atravessam, a constroem e são construídos na e pela dança.
Pois não há dança sem corpo, não há corpo sem marcas, sem história, sem
representações e não há histórias sem atravessamentos, pluralidades e diferentes
possibilidades. Com isso, os acontecimentos voltados às questões de corpo, gênero e
sexualidade parecem sempre estar à espreita, nos rodeando, nos atravessando, cruzando
sempre nossos caminhos. Vejo na Educação Física um espaço no qual deve ser
possibilitado discussões que favoreçam a esses atravessamentos e a (re)elaboração de
um espaço que construa uma criticidade referente ao corpo e suas relações na sociedade.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: