dc.contributor.advisor | Possa, Leandra Bôer | |
dc.creator | Barbosa, Maria da Penha | |
dc.date.accessioned | 2018-06-26T15:17:25Z | |
dc.date.available | 2018-06-26T15:17:25Z | |
dc.date.issued | 2010-05-22 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13547 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study attempts to understand the educational management and indiscipline in
the 9th year of elementary school in a state public school network in the city of
Palmas, with regard to raising the factors that generate the indiscipline in the
classroom, seeking to identify evidence-generating indiscipline in family structure.
The theoretical framework was in the basement to position before the issues of
indiscipline, too, could understand the complexity of the issue. The case study was
commissioned to identify factors internal and external to the school that may interfere
with the learning of students. The data were gathered through questionnaires applied
to students and round table discussion with teachers and administrators. The results
show how internal factors in order and that structure and organization of classes
interfere in the (in) school discipline. It also points to the need for preventive actions
in schools, emphasizing the possibility of a shared structure for the (in) discipline in
view of the pedagogical relationship, policies that serve as the basis for a democratic management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Indisciplina | por |
dc.subject | Conceito de indisciplina | por |
dc.subject | Causa da indisciplina | por |
dc.subject | Disciplina preventiva | por |
dc.subject | Gestão da indisciplina | por |
dc.subject | Indiscipline | eng |
dc.subject | Concept of indiscipline | eng |
dc.subject | Cause of indiscipline | eng |
dc.subject | Discipline preventive | eng |
dc.subject | Management of indiscipline | eng |
dc.title | A gestão educacional e a (in)disciplina no 9º ano do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola da rede pública estadual de Palmas - TO | por |
dc.title.alternative | Management education and indiscipline in the 9th year of elementary school - a case study in a school in the state public Palmas – TO | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca compreender a gestão educacional e a indisciplina no 9º
ano do Ensino Fundamental, em uma escola na Rede Publica Estadual no Município
de Palmas, com propósito de levantar os fatores que geram a indisciplina em sala de
aula, procurando identificar evidências geradoras de indisciplina na estrutura familiar.
O referencial teórico consistiu-se no embasamento para posicionarmos diante das
questões de indisciplina, também, permitiu compreender a complexidade do tema. O
estudo de caso encarregou-se de identificar os fatores internos e externos à escola
que possam interferir na aprendizagem dos alunos. Os dados foram levantados por
meio de questionários aplicados aos alunos e discussão em mesa redonda com
professores e gestores. Os resultados apontam que a estrutura e a organização das
aulas interferem na (in)disciplina escolar. Aponta-se ainda para a necessidade de
ações preventivas na escola, enfatizando a possibilidade de uma estrutura
compartilhada em relação à (in)disciplina, tendo em vista as relações pedagógicas,
políticas que servem de base para uma gestão democrática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |