Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPossa, Leandra Bôer
dc.creatorBarbosa, Maria da Penha
dc.date.accessioned2018-06-26T15:17:25Z
dc.date.available2018-06-26T15:17:25Z
dc.date.issued2010-05-22
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13547
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study attempts to understand the educational management and indiscipline in the 9th year of elementary school in a state public school network in the city of Palmas, with regard to raising the factors that generate the indiscipline in the classroom, seeking to identify evidence-generating indiscipline in family structure. The theoretical framework was in the basement to position before the issues of indiscipline, too, could understand the complexity of the issue. The case study was commissioned to identify factors internal and external to the school that may interfere with the learning of students. The data were gathered through questionnaires applied to students and round table discussion with teachers and administrators. The results show how internal factors in order and that structure and organization of classes interfere in the (in) school discipline. It also points to the need for preventive actions in schools, emphasizing the possibility of a shared structure for the (in) discipline in view of the pedagogical relationship, policies that serve as the basis for a democratic management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectConceito de indisciplinapor
dc.subjectCausa da indisciplinapor
dc.subjectDisciplina preventivapor
dc.subjectGestão da indisciplinapor
dc.subjectIndisciplineeng
dc.subjectConcept of indisciplineeng
dc.subjectCause of indisciplineeng
dc.subjectDiscipline preventiveeng
dc.subjectManagement of indisciplineeng
dc.titleA gestão educacional e a (in)disciplina no 9º ano do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola da rede pública estadual de Palmas - TOpor
dc.title.alternativeManagement education and indiscipline in the 9th year of elementary school - a case study in a school in the state public Palmas – TOeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender a gestão educacional e a indisciplina no 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola na Rede Publica Estadual no Município de Palmas, com propósito de levantar os fatores que geram a indisciplina em sala de aula, procurando identificar evidências geradoras de indisciplina na estrutura familiar. O referencial teórico consistiu-se no embasamento para posicionarmos diante das questões de indisciplina, também, permitiu compreender a complexidade do tema. O estudo de caso encarregou-se de identificar os fatores internos e externos à escola que possam interferir na aprendizagem dos alunos. Os dados foram levantados por meio de questionários aplicados aos alunos e discussão em mesa redonda com professores e gestores. Os resultados apontam que a estrutura e a organização das aulas interferem na (in)disciplina escolar. Aponta-se ainda para a necessidade de ações preventivas na escola, enfatizando a possibilidade de uma estrutura compartilhada em relação à (in)disciplina, tendo em vista as relações pedagógicas, políticas que servem de base para uma gestão democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto