Aproximações e distanciamentos na docência virtual em música: narrativas de professores formadores em cursos de Pedagogia da UAB
Resumo
A tese de doutorado está vinculada à Linha de Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte do grupo de estudos e pesquisas “FAPEM: formação, ação e pesquisa em educação musical”. Teve o objetivo geral de compreender a construção da docência virtual em Música nos cursos de Pedagogia vinculados à Universidade Aberta do Brasil (UAB) a partir de narrativas de professores formadores. Como objetivos específicos, inicialmente, buscou-se conhecer as trajetórias formativas com a Música e com a docência dos professores de música dos cursos de Pedagogia da UAB, de modo a compreender suas relações na docência virtual em Música; entender como ocorre a mediação pedagógica e o trabalho coletivo nas disciplinas de Música desses cursos; e analisar os desafios vividos pelos docentes com a formação musical e pedagógico-musical a distância de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Desse modo, a pesquisa se insere nos estudos da Pedagogia Universitária por enfocar a formação docente de professores atuantes no ensino superior; baseia-se na Pesquisa Biográfica, ao buscar ouvir as narrativas dos professores, ou seja, considerar suas trajetórias formativas, pessoais e profissionais, com a Música e a docência; e na Teoria Fundamentada, de enfoque construtivista, para a análise e a interpretação dos dados, bem como a compreensão e o aprofundamento teórico do estudo. Para a realização da investigação, nas duas etapas da pesquisa, participaram sete docentes de música que atuaram em cinco cursos de Pedagogia da UAB. Em cada etapa, foram realizadas entrevistas narrativas individuais com os professores. A partir das análises das entrevistas, compreendeu-se que a docência virtual é desenvolvida pelos professores como um desdobramento da docência no ensino superior, reverberando também no ensino presencial. Na EaD, os docentes foram construindo modos particulares de ser professor de música, respaldados pelos seus referenciais teóricos e pelas suas vivências profissionais, com a Música e a Educação, em diversos contextos. Com este estudo, chegou-se à tese de que a construção da docência virtual em Música nos cursos de Pedagogia da UAB é tecida em meio às relações de proximidade e distanciamento que os professores estabelecem com a EaD, a tecnologia, a polidocência, os alunos e o curso no processo de pensar e promover o ensino de Música a distância. Ao narrarem sobre suas trajetórias docentes, as relações de distanciamento ocorreram quando a ênfase se fez presente nas limitações que foram colocadas à docência virtual, enquanto que as de proximidade se criaram em função das possibilidades vislumbradas e produzidas a partir da vivência nessa modalidade de ensino, principalmente no que diz respeito ao ensino de Música a distância na formação para a unidocência na escola. Por fim, destaca-se a relevância desta investigação para as áreas da Educação e da Música por buscar conhecer e compreender a construção da docência virtual de professores de música e por tecer reflexões sobre a atuação desses formadores no contexto de cursos de Pedagogia a Distância, tema pouco explorado pela literatura de ambas as áreas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: