Tema transversal saúde: professor de educação física além do ato pedagógico
Resumo
O objetivo deste estudo foi averiguar as competências para ensinar a saúde na educação física escolar, durante os anos finais do ensino fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Isto ocorreu, através da pesquisa bibliográfica na revisão de literatura e na análise documental, por meio da identificação do termo saúde e a sua frequência nos referenciais curriculares nacionais. Os resultados demonstraram que os referenciais curriculares orientam a educação física escolar, em sete categorias: 1) importância e as relações entre saúde e educação física; 2) padrões de beleza, saúde e desempenho; 3) atividade física, exercício físico e práticas desportivas na saúde; 4) autonomia para a prática do lazer e da saúde; 5) refletir e desmistificar a saúde; 6) formas de abordar a saúde; 7) ginástica e a saúde. A partir da análise de dados foi possível detectar que os referencias curriculares reconhecem a importância do estudo da saúde na educação física, destacando várias reflexões, possibilidades e recomendações para o componente curricular. Embora os Parâmetros Curriculares Nacionais ofereçam maior volume de informações do que a Base Nacional Comum Curricular, o ideal é que ambos os documentos sejam consultados, na forma que um agregue conhecimentos ao outro, a fim que se atinja uma visão mais ampla sobre este tema transversal. Dessa maneira, cabe ao professor estudar, formular e adequar novos currículos na realidade que está inserido, na conjuntura com a promoção da saúde e da cidadania.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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