Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDaronco, Luciane Sanchotene Etchepare
dc.creatorMachado, Eduardo da Silva
dc.date.accessioned2018-07-04T14:46:55Z
dc.date.available2018-07-04T14:46:55Z
dc.date.issued2018-05-14
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13644
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate the competences to teach health at scholar physical education, during the final years of elementary school, according to the Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) and the Base Nacional Comum Curricular (2017). It happened through bibliographical research in literature review and documentary analysis, through the identification of the term health and its frequency in national curricular references. The results showed that the curricular references guide physical education in seven categories: 1) importance and the relations between health and physical education; 2) standards of beauty, health and performance; 3) physical activity, physical exercise and sports practices in health; 4) autonomy for the practice of leisure and health; 5) to reflect and to demystify the health; 6) ways of approaching the theme health; 7) gymnastics and health. From the data analysis, it was possible to detect that the curricular references recognize the importance of the study of health in physical education, highlighting several reflections, possibilities and recommendations for the curricular component. Although Parâmetros Curriculares Nacionais offer more information than the Base Nacional Comum Curricular, the ideal is that both documents be consulted, in the form that an aggregate knowledge to the other, a process that aims at the broader view on this transversal theme. In this way, it is up to the teacher to study, to formulate and to adapt new curricula in the reality that it is inserted, in the conjuncture with the promotion of health and citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectBNCC (Base Nacional Comum Curricular)por
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectHealtheng
dc.subjectEducationeng
dc.titleTema transversal saúde: professor de educação física além do ato pedagógicopor
dc.title.alternativeTransversal theme health: teacher of physical education beyond the pedagogical acteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi averiguar as competências para ensinar a saúde na educação física escolar, durante os anos finais do ensino fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Isto ocorreu, através da pesquisa bibliográfica na revisão de literatura e na análise documental, por meio da identificação do termo saúde e a sua frequência nos referenciais curriculares nacionais. Os resultados demonstraram que os referenciais curriculares orientam a educação física escolar, em sete categorias: 1) importância e as relações entre saúde e educação física; 2) padrões de beleza, saúde e desempenho; 3) atividade física, exercício físico e práticas desportivas na saúde; 4) autonomia para a prática do lazer e da saúde; 5) refletir e desmistificar a saúde; 6) formas de abordar a saúde; 7) ginástica e a saúde. A partir da análise de dados foi possível detectar que os referencias curriculares reconhecem a importância do estudo da saúde na educação física, destacando várias reflexões, possibilidades e recomendações para o componente curricular. Embora os Parâmetros Curriculares Nacionais ofereçam maior volume de informações do que a Base Nacional Comum Curricular, o ideal é que ambos os documentos sejam consultados, na forma que um agregue conhecimentos ao outro, a fim que se atinja uma visão mais ampla sobre este tema transversal. Dessa maneira, cabe ao professor estudar, formular e adequar novos currículos na realidade que está inserido, na conjuntura com a promoção da saúde e da cidadania.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto