Narrativas digitais audiovisuais: espaços e (co)relações de conhecimento em escolas do campo
Abstract
Esta dissertação decorre dos estudos desenvolvidos no Programa de Mestrado
Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, linha de pesquisa
Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, e tem como objetivo discutir e
desenvolver estratégias educativas de produção de narrativas digitais voltadas à
construção de conhecimento em duas escolas do campo do interior do município de
Agudo/RS. Utilizando-se de dispositivos móveis e aplicativos livres, tanto para a
produção e edição, quanto para a distribuição e compartilhamento via rede, destas
narrativas, visa-se, experienciar os recursos tecnológicos de forma exploratória, de
modo a envolver os educandos com seus cotidianos, com os temas transversais e
com a proposta pedagógica da rede de ensino. Apresenta-se um produto como
contribuição social, constituindo uma metodologia de ensino que explora a produção
de narrativas digitais a partir de dispositivos móveis e sua viabilização como recurso
educacional no formato de um repositório digital. Para o estudo, torna-se importante
investigar e compreender como estão sendo desenvolvidas as relações sociais,
culturais e econômicas nestas comunidades do campo em relação às tecnologias,
na perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR) e Cartografia das Controvérsias (CC),
propostas por Bruno Latour, como fundamentação teórica e abordagem
metodológica. A CC, vista como um conjunto de técnicas de investigação e
visualização do social propicia o desvelamento de novos agenciamentos entre os
actantes em pleno processo educativo da pesquisa. Ainda, procura-se problematizar
a necessidade de pesquisar e delinear estratégias que contribuam para o
desenvolvimento do trabalho dentro e fora de sala de aula, a fim de agregar as
tecnologias e oportunizar aspectos de alfabetização, inclusão digital e
aprendizagens diferenciadas, significativas e relacionais. Com caráter interativo e
interdisciplinar, tais aprendizagens são estabelecidas a partir dos agenciamentos
das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em rede em distintas
realidades educacionais do campo.
Collections
The following license files are associated with this item: