Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal Forno, Gedson Mario Borges
dc.creatorCarretts, Nara Denise Farias
dc.date.accessioned2016-03-28T14:04:35Z
dc.date.available2016-03-28T14:04:35Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1389
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present article aims to analyze the use of digital media, Internet, in the writing and reading context with students at 4th grade of Elementary School in “Colégio Santa Teresa de Jesus”. Based on the available bibliographic research, with wellknow authors. The work contextualizes themes such as digital literacy, in the information society, the hypertext, the non-linear reading way and the methodology of using Internet in the process of teaching and learning, focused on the interaction and relationship of student’s action-reflection-action, towards the acquired knowledge during the process of improving the skills involved for a reader and a writer in the school reality, registered on its site. By understanding the process of writing as a technology that evolves according to the culture, requiring its use as a way of communication mediated by the current digital media. The hypertext owns a great importance, bringing a special form of presenting a way of reading which requires reader’s direct action in order to go through different ways, creating a particular segment of reading and different to the other readers, with introspective features. In this case, readers need to be in continuous literacy, analogical and digital, so that they can act and interact in their environment, using digital media as a form of communication and knowledge production. Networking is useful to know other realities inserted in the same context, in the mentioned school, by the official site of “Associação de Ensino e Assistência Social Santa Teresa de Jesus ”,where it is possible to know what the schools are working and how they are producing knowledge published on the web.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectHipertextopor
dc.subjectMetodologia no uso da Internetpor
dc.titleA influência das mídias digitais no aprendizado dos alunos das séries iniciais do colégio Santa Teresa de Jesuspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar o uso da mídia digital, Internet, no contexto da escrita e leitura nos educando do 4º do Ensino Fundamental do Colégio Santa Teresa de Jesus, baseado na pesquisa bibliográfica disponível, com autores reconhecidos. Contextualiza os temas de letramento digital, na sociedade da informação; o hipertexto, a forma não linear de leitura e a metodologia do uso da Internet no processo de ensino-aprendizagem, focada na interação e na relação açãoreflexão- ação do educando, frente aos conhecimentos adquiridos no processo e o aperfeiçoamento das habilidades envolvidas de leitor e escritor na realidade da escola, registradas no site da mesma. Concebendo a escrita como uma tecnologia que evolui de acordo com a cultura, requerendo o uso como forma de comunicação mediada pelas mídias digitais vigentes. O hipertexto entra em cena, trazendo uma forma própria de apresentar uma leitura que precisa da atuação direta do leitor para percorrer diferentes caminhos, criando um segmento de leitura peculiar e distinto aos demais leitores, com características introspectivas. Nesse caso, o leitor, necessita estar em contínuo letramento, analógico e digital, para poder agir e interagir no seu meio, fazendo uso das mídias digitais como veículo de comunicação e produção do conhecimento. O trabalho em rede serve para conhecer outras realidades inseridas num mesmo contexto, no caso da escola, pelo site oficial da Associação de Ensino e Assistência Social Santa Teresa de Jesus, no qual é possível saber o que as escolas estão trabalhando e como estão produzindo o conhecimento que está publicado na web.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples