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dc.contributor.advisorDaronco, Luciane Sanchotene Etchepare
dc.creatorKoltermann, Vivianne Costa
dc.date.accessioned2018-07-25T13:22:31Z
dc.date.available2018-07-25T13:22:31Z
dc.date.issued2018-05-14
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13902
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2018.por
dc.description.abstractInclusion is a process that has long been discussed nationally in schools, where students with disabilities are increasingly included in the regular classes. Through the public policies that govern the guarantee of these students with disabilities in the regular classes, Physical Education also plays an important role in this inclusion process. In this sense, through physical education, the inclusion process should provide the student with full participation in the activities, having positive experiences in class. The present research aims to verify and analyze, from the public policies of the area, the concepts and methods of Physical Education in relation to students with disabilities, as well as the transformation of the area from the past to the present day, through the referential bibliography of Physical Education. The methodology was based on a theoretical and bibliographical research, based on personal interest and the need to expand knowledge about the evolution that Physical Education had in the area of Special Education, so that everyone can have the knowledge of how our area has been addressed to people with disabilities. It was concluded that, through any apparatus of public policies governing Physical Education and special education, the inclusion of students with disabilities in the Physical Education classes should occur in a meaningful way for the student, and that the latter may interact with his / her students. colleagues through the socialization that Physical Education provides as well as for their motor and cognitive development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleO papel da educação física nas políticas públicas e o processo de inclusão escolarpor
dc.title.alternativeThe paper of physical education in public policies and school inclusioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoA inclusão é um processo que vem há tempos sendo discutida no âmbito nacional em escolas, onde alunos com deficiência cada vez mais estão incluídos nas classes regulares. Através das políticas públicas que regem a garantia destes alunos com deficiência nas classes regulares, a Educação Física também tem um papel importante neste processo de inclusão. Nesse sentido, através da educação física, o processo de inclusão deve proporcionar ao aluno a participação total nas atividades, tendo experiências positivas nas aulas. A presente pesquisa vem com o intuito de verificar e analisar, a partir das políticas públicas da área, os conceitos e métodos da Educação Física em relação aos alunos com deficiência, bem como a transformação da área do passado até os dias atuais, através dos referenciais bibliográficos da Educação Física. A metodologia deu-se através de uma pesquisa teórica e bibliográfica, a partir do interesse pessoal e da necessidade de expandir os conhecimentos sobre a evolução que a Educação Física teve na área da Educação Especial, para que todos possam ter o conhecimento de como nossa área vem sido abordada para as pessoas com deficiência. Concluiu-se que, através de todo aparato das políticas públicas que regem a Educação Física e a educação especial, a inclusão escolar de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física deve acontecer de forma significativa para o aluno, e que este possa interagir com seus colegas através da socialização que a Educação Física proporciona como também para o seu desenvolvimento motor e cognitivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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