dc.contributor.advisor | Daronco, Luciane Sanchotene Etchepare | |
dc.creator | Koltermann, Vivianne Costa | |
dc.date.accessioned | 2018-07-25T13:22:31Z | |
dc.date.available | 2018-07-25T13:22:31Z | |
dc.date.issued | 2018-05-14 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13902 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Inclusion is a process that has long been discussed nationally in schools, where students with
disabilities are increasingly included in the regular classes. Through the public policies that govern the
guarantee of these students with disabilities in the regular classes, Physical Education also plays an
important role in this inclusion process. In this sense, through physical education, the inclusion
process should provide the student with full participation in the activities, having positive experiences
in class. The present research aims to verify and analyze, from the public policies of the area, the
concepts and methods of Physical Education in relation to students with disabilities, as well as the
transformation of the area from the past to the present day, through the referential bibliography of
Physical Education. The methodology was based on a theoretical and bibliographical research, based
on personal interest and the need to expand knowledge about the evolution that Physical Education
had in the area of Special Education, so that everyone can have the knowledge of how our area has
been addressed to people with disabilities. It was concluded that, through any apparatus of public
policies governing Physical Education and special education, the inclusion of students with disabilities
in the Physical Education classes should occur in a meaningful way for the student, and that the latter
may interact with his / her students. colleagues through the socialization that Physical Education
provides as well as for their motor and cognitive development. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | O papel da educação física nas políticas públicas e o processo de inclusão escolar | por |
dc.title.alternative | The paper of physical education in public policies and school inclusion | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | A inclusão é um processo que vem há tempos sendo discutida no âmbito nacional em escolas, onde
alunos com deficiência cada vez mais estão incluídos nas classes regulares. Através das políticas
públicas que regem a garantia destes alunos com deficiência nas classes regulares, a Educação
Física também tem um papel importante neste processo de inclusão. Nesse sentido, através da
educação física, o processo de inclusão deve proporcionar ao aluno a participação total nas
atividades, tendo experiências positivas nas aulas. A presente pesquisa vem com o intuito de verificar
e analisar, a partir das políticas públicas da área, os conceitos e métodos da Educação Física em
relação aos alunos com deficiência, bem como a transformação da área do passado até os dias
atuais, através dos referenciais bibliográficos da Educação Física. A metodologia deu-se através de
uma pesquisa teórica e bibliográfica, a partir do interesse pessoal e da necessidade de expandir os
conhecimentos sobre a evolução que a Educação Física teve na área da Educação Especial, para
que todos possam ter o conhecimento de como nossa área vem sido abordada para as pessoas com
deficiência. Concluiu-se que, através de todo aparato das políticas públicas que regem a Educação
Física e a educação especial, a inclusão escolar de alunos com deficiência nas aulas de Educação
Física deve acontecer de forma significativa para o aluno, e que este possa interagir com seus
colegas através da socialização que a Educação Física proporciona como também para o seu
desenvolvimento motor e cognitivo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |