A abordagem temática e o ensino de física: articulações com a educação do campo
Fecha
2017-07-10Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Pesquisas fundamentadas na perspectiva da Abordagem Temática (AT) tem apresentado um
significativo aumento na área de Educação em Ciências. Nesse sentido, na presente pesquisa,
pretende-se ampliar os estudos sobre a perspectiva da AT e possíveis articulações desta com o
Ensino de Física, envolvendo o contexto da Educação do Campo. Para tanto, busca-se
responder o seguinte problema de pesquisa: que compreensões sobre a AT e articulações entre
esta e a Educação do Campo podem contribuir para a construção de um processo formativo
em escolas do campo? Para responder a esse problema de pesquisa, realizou-se uma revisão
bibliográfica nas atas dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEFs), Simpósios
Nacionais de Ensino de Física (SNEFs), no Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) e
na Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), principais eventos e periódicos da área de
Ensino de Física, além de entrevistas e questionários com professores da área de Ciências da
Natureza de uma escola do campo, do município de Santa Maria. Para tanto, a análise das
entrevistas e dos trabalhos resultantes dos eventos e periódicos deu-se mediante a Análise
Textual Discursiva (ATD). Os resultados da análise dos artigos estão organizados em cinco
categorias emergentes: Articulação entre a perspectiva da Abordagem Temática e a Educação
do Campo; A construção do currículo a partir da Abordagem Temática; Abordagem de temas
a partir do currículo pré-estabelecido; A Abordagem Temática e o trabalho em sala de aula a
partir dos Três Momentos Pedagógicos; Trabalho interdisciplinar na Abordagem Temática. Já
o resultado da análise das entrevistas encontra-se discutido na categoria: Características da
prática pedagógica dos docentes, definida a priori. A partir de elementos destas categorias,
sinaliza-se uma proposta de formação permanente de professores de uma escola do campo. As
discussões realizadas a partir da produção sobre AT na área do Ensino de Física mostram que
a interdisciplinaridade e os Três Momentos Pedagógicos (3MP) vem sendo utilizados no
desenvolvimento desta perspectiva, mas nem todos os estudos que se referem a AT
promovem mudanças no currículo. Ainda, os estudos sobre a AT investigados não
estabelecem relações com a Educação do Campo. Quanto às escolas do campo, estas ainda
parecem privilegiar um currículo distante da realidade do campo.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: