dc.contributor.advisor | Krug, Hugo Norberto | |
dc.creator | Contreira, Clairton Balbueno | |
dc.date.accessioned | 2016-03-28T14:33:00Z | |
dc.date.available | 2016-03-28T14:33:00Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1394 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The aim of this present study was to evaluate the constructive movements of the professional identity of
academics Degree course at Physical Education on the Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) in
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). The investigation was based on the understanding that the
"constructive movements" are part of different actions involving personal and professional relationships,
developed by graduate students in the search for knowledge acquisition / knowledge for the formation of
professional identity. Justified by the intention to understand the contributions that the Bachelor's Degree in
Physical Education has been developing on this, within the current curriculum model has been implemented for
seven (7) years in the course, through Law No. 9.696/98 and Resolution of CNE/CES No.07/04. To reach this
end, it took the following specific objectives: a) To analyze the most significant reasons that influenced the
choice of graduation in Physical Education; b) To analyze the views of scholars on the curriculum CEFD /
UFSM the construction of professional identity; c) analyze learning strategies used by students of graduation in
Physical Education CEFD / UFSM in forming their expertise / knowledge, and; d) analyze the characteristics
that constituted the formative professional identity of academics at the end of the graduation in Physical
Education from CEFD / UFSM. The collection of information was obtained through a literature search and a
semi-structured interview. The interpretation of information occurred through content analysis. Participated in
the investigation four (4) academics belonging to the eighth semester of the Degree in Physical Education. As a
result of analysis of information collected, we inferred that in the case of participants in this research, the Degree
in Physical Education CEFD / UFSM, through its formal curriculum and extracurricular activities such as
research groups and extension projects, provided a tool theoretical and practical that made possible the
understanding of what is “to be teacher" and its role within the school, contributing to the formation of a
professional able to intervene effectively in different school contexts. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Identidade profissional | por |
dc.title | Os movimentos construtivos da identidade profissional de acadêmicos da licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM | por |
dc.title.alternative | The constructive movements of the professional identity of academic degree at Physical Education on the CEFD / UFSM | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar os movimentos construtivos da identidade profissional dos acadêmicos
de Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM). A investigação partiu do entendimento que os “movimentos construtivos” fazem parte
das diferentes ações que envolvem as relações pessoais e profissionais desenvolvidas pelos graduandos na busca
pela aquisição de conhecimentos/saberes na formação de sua identidade profissional. Justificou-se a realização
deste estudo pela intenção de compreender as contribuições que o curso de Licenciatura em Educação Física
vem desenvolvendo, sobre este aspecto no atual modelo curricular implantado há sete (7) anos no curso, através
da Lei n. 9.696/98 e Parecer CNE/CES n.07/04. Para chegar a esta finalidade, decorreram os seguintes objetivos
específicos: a) Analisar os motivos mais significativos que influenciaram a escolha pela Licenciatura em
Educação Física; b) Analisar a opinião dos acadêmicos sobre o currículo do CEFD/UFSM na construção da
identidade profissional; c) Analisar as estratégias de aprendizagens utilizadas pelos acadêmicos da Licenciatura
em Educação Física do CEFD/UFSM na formação de seus conhecimentos/saberes, e; d) Analisar as
características formativas que constituiram a identidade profissional dos acadêmicos, ao final do curso de
Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. A coleta de informações ocorreu através de pesquisa
bibliográfica e de entrevistas semiestruturada. Utilizamos a análise de conteúdo para a interpretação dos achados
da investigação. Participaram da pesquisa quatro (4) acadêmicos, em situação regular, pertencentes ao oitavo
semestre do curso de Licenciatura em Educação Física. Por fim, no caso específico dos (4) quatro intrevistados,
o curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, através de seu currículo formal e atividades
extracurriculares como grupos de pesquisa e projetos de extensão, proporcionou meios teóricos e práticos que
viabilizaram a compreensão dos acadêmicos sobre o que é “ser professor” e seu papel dentro do ensino,
colaborando para a formação de um profissional que estabeleceu relações próximas com a escola sendo capaz de
intervir de forma efetiva nos diversos contextos escolares. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |