Vivenciar aprendendo: contribuições da pedagogia Waldorf à formação do pedagogo no século XXI
Resumo
Esta dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Linha de Pesquisa 1 (LP1) - Formação, saberes e desenvolvimento profissional, tem como tema central a formação do educador no contexto da pedagogia Waldorf(pW) e as contribuições à formação do pedagogo na atualidade. As peculiaridades dos processos formativos a diferenciam da formação tradicional, trazendo elementos que poderão significar novo paradigma na formação de professores, principalmente para a Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, dirigindo-se à compreensão do significado de ―tornar-se educador Waldorf‖, portanto se decidiu pela aproximação de um contexto de formação, o Curso de Práticas de Pedagogia Waldorf, e de educadores em formação, alguns dos quais contribuíram com seus memoriais formativos, ou seja, o seu ―vivenciar aprendendo‖, tornando-se sujeitos/personagens, incluindo a autora da dissertação, também participante do curso. Constituem o corpo dissertativo, a revisão sistemática da literatura e os memoriais de formação, tendo possibilitado o cotejamento de contribuições à formação do pedagogo na atualidade. São elas: (1) Rudolf Steiner desenvolveu a pW, a partir de vivências educacionais e das experiências pertinentes à formação do ser humano e às ideias antroposóficas, as quais têm o homem no centro de sua preocupação ética e educativa – o homem verdadeiramente livre; (2) configura-se em uma proposta educacional renovada continuamente, acompanhando os avanços da humanidade e respeitando os saberes das comunidades onde se insere; (3) a pW prima pela autoeducação do professor, vista como processo permanente de aprendizagem; a primeira turma de educadores Waldorf vivenciou seu aprendizado mediada pelo próprio Steiner na condução de suas vivências e experiências; (4) a construção saudável e duradoura da relação professor-aluno na pW é premissa pedagógica, pois o professor será um tutor ao acompanhar seus alunos desde a entrada na instituição até saírem da escola (em torno de oito anos), gerando um vínculo de amorosidade e de confiança, qualificando o aprendizado; (5) a avaliação dos alunos é processual e qualitativa, partindo dos diversos aspectos da vida do educando como ser humano; (6) coerentemente, o desenvolvimento dos educandos é caracterizado em setênios (períodos de sete anos) considerando-se pedagogicamente as necessidades de cada fase na apreciação de si, do outro e do mundo. No primeiro setênio (0-7 anos), ―o mundo é bom‖, no segundo (7-14 anos),―o mundo é belo‖ e, no terceiro setênio (14-21 anos), ―o mundo é verdadeiro‖; (7) as Escolas Waldorf são constituídas por associações mantenedoras, geralmente apoiadas por simpatizantes, pais, professores e pessoas ligadas à Antroposofia, participando voluntariamente, sem renumeração. As funções da escola são remuneradas por meio do orçamento das mensalidades; (8) as atividades pedagógicas são desenvolvidas na articulação teoria/prática, permeadas pelas artes, culturas e linguagens dentro do contexto do movimento como base na vida humana e (9) compreendendo a Cultura Digital e suas implicações no processo formativo das novas gerações, a pW orienta os educadores (professores, pais, cuidadores...) para a sabedoria frente às mídias digitais. Recomenda-se o uso de recursos tecnológicos digitais somente a partir do ensino médio, pressupondo que, nessa fase, o usuário tenha autocontrole sobre as suas ações, conhecimento e discernimento para utilizar um dispositivo digital que dá acesso às informações indiscriminadamente. A pW orienta as crianças e jovens para o desenvolvimento de sua autonomia frente às influências de conteúdos prejudiciais à saúde como integralidade do sentir, pensar, agir e querer. Considera-se que os objetivos da dissertação conduziram o estudo, permitindo o vivenciar aprendendo da autora de modo a integrar o aprendido em sua própria experiência de ―tornar-se educadora Waldorf‖, sem dúvida uma tarefa incompleta, pois este será um movimento para toda a vida, em todas as suas dimensões.
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