dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Cargnin, Edileine Scapin | |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T13:01:24Z | |
dc.date.available | 2018-08-01T13:01:24Z | |
dc.date.issued | 2010-04 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13974 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The monograph of qualitative nature aims to discuss the possibilities, contradictions and
benefits of participation of managers in the education of children, how they perceive the
playfulness and what its importance in the production of knowledge and in the
assurance of learning for children with high abilities/giftedness. The research questions:
how managers perceive the playfulness and what its importance in the production of
knowledge and assurance of learning for children with high ability / giftedness. The
research was conducted in a school of Early Childhood Education, located in Santa
Maria and had as subject children of a group of early childhood education. The
methodology used was the research participant, with comments in classes and
educational meetings, analyzed based on the theoretical of the fields of knowledge
playful and childlike. The analysis is built on the comparison between the current
proposals for democratic management, present in the Pedagogical Project of the school
and with the current legislation on education. Observed in the research that there was a
change of educator’s attitude on the face of solutions built by students, since it began
working with a playfulness to integration, because she felt the need to include this
student to group because the lack of integration generated frustration and sadness for
her, it was clearly perceived in the speech. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Gestores | por |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | High abilities/giftedness | eng |
dc.subject | Managers | eng |
dc.subject | Playfulness | eng |
dc.subject | Children | eng |
dc.title | A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação | por |
dc.title.alternative | The management begins in the classroom: play mediation of students with high abilities/giftedness | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O trabalho monográfico, de caráter qualitativo, tem por objetivo problematizar as
possibilidades, as contradições e os benefícios da participação dos gestores na
educação de crianças, como percebem a ludicidade e qual a sua importância na
produção de conhecimento e garantia de aprendizagem com crianças com altas
habilidades/superdotação. A pesquisa questiona: como os gestores percebem a
ludicidade e qual a sua importância na produção de conhecimento e garantia de
aprendizagem com crianças com altas habilidades/superdotação. A investigação foi
desenvolvida em uma escola de educação infantil situada no Município de Santa Maria
e teve como sujeitos crianças de uma turma de educação infantil. A metodologia
utilizada foi a de pesquisa participante, com observações nas aulas e nas reuniões
pedagógicas, analisadas com base no referencial teórico dos campos de conhecimento
lúdico e infantil. A análise é construída no confronto entre as propostas atuais de gestão
democrática, presentes no Projeto Político Pedagógico da Escola e com a legislação
atual sobre educação. Observou-se na pesquisa que houve uma mudança de postura
da educadora frente às soluções construídas pelos alunos, uma vez que iniciou o
trabalho com a ludicidade para fazer integração, pois sentia a necessidade de incluir
este aluno ao grupo porque a falta desta gerava frustração e tristeza para ela, isso era
nitidamente percebido em sua fala. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |