dc.contributor.advisor | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.creator | Castaman, Ana Sara | |
dc.date.accessioned | 2018-08-02T14:28:57Z | |
dc.date.available | 2018-08-02T14:28:57Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13990 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper analyzes whether the technological resources information and communication at a university in distance mode, and whether these contribute positively in the construction of knowledge. In this sense, we performed a bibliographic review based in the follows authors: Pretti, Valente, Moran, Castells, and others; was observed in the virtual learning environment was performance of the discipline Education Psychology and Learning; and interviewed 30 academics who answered to a questionnaire related to three aspects: learning, technological domain and interaction. The information and communication technologies have been widely conducted to improve the learning conditions from the interaction between the academic/tutor/teacher, making collaborative learning. This work leads, was concluded that the use of information and communication technologies by the educational institution, such as chat, forum, e-mail…, are able to promote effectively distance learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Recursos tecnológicos na educação | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Information technology and communication | eng |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Technological resources in education | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.title | O uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino universitário a distância: um estudo de caso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar se os recursos tecnológicos de informação e comunicação de uma universidade na modalidade à distância e, se esses facilitam a construção do conhecimento. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em Pretti, Valente, Moran, Castells, entre outros; observou-se no ambiente virtual de aprendizagem como foi conduzida a disciplina Psicologia da Educação e da Aprendizagem; e entrevistou-se 30 acadêmicos que também responderam a um questionário visando compreender três aspectos: interação, domínio tecnológico e aprendizagem. As tecnologias da informação e comunicação têm sido amplamente conduzidas para melhorar as condições de aprendizagem, a partir da interação entre o acadêmico/tutor/professor, tornando a aprendizagem colaborativa. A partir dessa investigação, concluiu-se que as tecnologias da comunicação e informação utilizadas pela instituição de ensino, como chat, fórum, e-mail..., têm condições de auxiliar as aprendizagens na modalidade à distância. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |