Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMedina, Roseclea Duarte
dc.creatorCastaman, Ana Sara
dc.date.accessioned2018-08-02T14:28:57Z
dc.date.available2018-08-02T14:28:57Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13990
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis paper analyzes whether the technological resources information and communication at a university in distance mode, and whether these contribute positively in the construction of knowledge. In this sense, we performed a bibliographic review based in the follows authors: Pretti, Valente, Moran, Castells, and others; was observed in the virtual learning environment was performance of the discipline Education Psychology and Learning; and interviewed 30 academics who answered to a questionnaire related to three aspects: learning, technological domain and interaction. The information and communication technologies have been widely conducted to improve the learning conditions from the interaction between the academic/tutor/teacher, making collaborative learning. This work leads, was concluded that the use of information and communication technologies by the educational institution, such as chat, forum, e-mail…, are able to promote effectively distance learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectRecursos tecnológicos na educaçãopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectInformation technology and communicationeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectTechnological resources in educationeng
dc.subjectInteractioneng
dc.titleO uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino universitário a distância: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar se os recursos tecnológicos de informação e comunicação de uma universidade na modalidade à distância e, se esses facilitam a construção do conhecimento. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em Pretti, Valente, Moran, Castells, entre outros; observou-se no ambiente virtual de aprendizagem como foi conduzida a disciplina Psicologia da Educação e da Aprendizagem; e entrevistou-se 30 acadêmicos que também responderam a um questionário visando compreender três aspectos: interação, domínio tecnológico e aprendizagem. As tecnologias da informação e comunicação têm sido amplamente conduzidas para melhorar as condições de aprendizagem, a partir da interação entre o acadêmico/tutor/professor, tornando a aprendizagem colaborativa. A partir dessa investigação, concluiu-se que as tecnologias da comunicação e informação utilizadas pela instituição de ensino, como chat, fórum, e-mail..., têm condições de auxiliar as aprendizagens na modalidade à distância.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto