Gestão democrática da educação e formação cidada: aproximações necessárias no processo de construção do projeto politico-pedagogico de uma escola pública
Visualizar/ Abrir
Data
2011-09-17Autor
Cavalcante, Francisca Dulcelina Feitosa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho objetiva discutir a educação como um fator determinante na formação da cidadania e na qualificação profissional do cidadão, a partir do pressuposto de um direito básico assegurado na Constituição Federal/1988 cujo alcance se fundamenta no princípio da gestão democrática do ensino, corroborado pela LDB 9.394/1996. A pesquisa se baseia em teorias sobre educação, cidadania e gestão democrática da educação, onde se discute em um primeiro momento o arcabouço teórico sobre educação na concepção de Paulo Freire, que vê na educação um processo, que faz o homem sujeito de sua própria educação, capaz de contribuir para a transformação de uma ordem social injusta e excludente. Neste sentido, os conceitos de democracia, cidadania e gestão democrática da escola são revisitados, de modo a explicitar os caminhos que se cruzam na construção de uma educação que se quer cidadã. A presente investigação baseia-se em um estudo qualitativo, com uma abordagem documental, quando o Projeto Político-Pedagógico da Escola, aqui denominada, simplesmente – CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança), é objeto de análise, bem como encontra ressonância em uma pesquisa de campo, onde as gestoras da escola manifestam suas concepções sobre gestão democrática, elaboração do PPP participativo e construção da cidadania, de modo a compreender a construção do PPP dentro de uma perspectiva democrática. Após o estudo percebe-se que o grupo gestor da escola centra esforços na tentativa de envolver a todos na construção do PPP que deve ter a identidade da escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: