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dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorCavalcante, Francisca Dulcelina Feitosa
dc.date.accessioned2018-08-06T15:05:03Z
dc.date.available2018-08-06T15:05:03Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14015
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present work aims at to discuss the education as a decisive factor in the formation of the citizenship and in the citizen‟s professional qualification, starting from the presupposition of an insured basic right in the Constitution Federal/1988 whose reach if it bases at the beginning of the democratic administration of the teaching, corroborated by LDB 9.394/1996. The research bases on theories on education, citizenship and democratic administration of the education, where it is discussed in a first moment the theoretical framework about education in Paulo Freire conception, that sees in the education a process, that he makes the man subject of your own education, capable to contribute for the transformation of an unjust and excluding social order. In this sense, the democracy concepts, citizenship and democratic administration of the school are revisited, to make explicit way the roads that cross in the construction of an education that citizen is wanted. To present investigation she bases on a qualitative study, with a documental approach, when the Political-pedagogic Project of the School, here denominated, simply – CAIC (Center of Integral Attention to the Child), it is analysis object, as well as he/she finds resonance in a field research, where the managers of the school manifest your conceptions about democratic administration, elaboration of the PPP participant and construction of the citizenship, in way to understand the construction of PPP inside of a democratic perspective. After the study it is noticed that the group manager of the school centers efforts in the attempt of involving all in the construction of PPP that should have the identity of the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCidadãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectGestão democrática escolarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCitizeneng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectSchool democratic administrationeng
dc.titleGestão democrática da educação e formação cidada: aproximações necessárias no processo de construção do projeto politico-pedagogico de uma escola públicapor
dc.title.alternativeDemocratic administration of the education and formation citizen: necessary approximations in the process of construction of the political-pedagogic project of a public schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva discutir a educação como um fator determinante na formação da cidadania e na qualificação profissional do cidadão, a partir do pressuposto de um direito básico assegurado na Constituição Federal/1988 cujo alcance se fundamenta no princípio da gestão democrática do ensino, corroborado pela LDB 9.394/1996. A pesquisa se baseia em teorias sobre educação, cidadania e gestão democrática da educação, onde se discute em um primeiro momento o arcabouço teórico sobre educação na concepção de Paulo Freire, que vê na educação um processo, que faz o homem sujeito de sua própria educação, capaz de contribuir para a transformação de uma ordem social injusta e excludente. Neste sentido, os conceitos de democracia, cidadania e gestão democrática da escola são revisitados, de modo a explicitar os caminhos que se cruzam na construção de uma educação que se quer cidadã. A presente investigação baseia-se em um estudo qualitativo, com uma abordagem documental, quando o Projeto Político-Pedagógico da Escola, aqui denominada, simplesmente – CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança), é objeto de análise, bem como encontra ressonância em uma pesquisa de campo, onde as gestoras da escola manifestam suas concepções sobre gestão democrática, elaboração do PPP participativo e construção da cidadania, de modo a compreender a construção do PPP dentro de uma perspectiva democrática. Após o estudo percebe-se que o grupo gestor da escola centra esforços na tentativa de envolver a todos na construção do PPP que deve ter a identidade da escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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