dc.contributor.advisor | Mozzaquatro, Patricia Mariotto | |
dc.creator | Pippi, Beatriz Fantinel | |
dc.date.accessioned | 2018-08-07T13:55:52Z | |
dc.date.available | 2018-08-07T13:55:52Z | |
dc.date.issued | 2011-10-29 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14023 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The proposed work has addressed an important issue and current education, the Application of
Information Technologies and Communication in Education, which conducted a survey with
students from 5th to 8th grade State School for Primary Education Florismundo Eggres da Silva,
the city of Forest - RS. The results were presented through charts, and theoretical, with qualitative
analysis on the material obtained from observation of everyday school life and questionnaires on
the subject of media in education. It was observed that the work on Education through ICT has
been developed at the school, as well as teacher training and knowledge of students in this regard.
It was evident that the advancement of media communication has decreased the spatial and
temporal distances through information and communication technologies (ICTs). With that
information that is produced on a large scale in the media are available for free access of the
population. In this context, education cannot deny the integration of ICTs as teaching resources in
the service of a critical and reflective education. It was found that educating this new conception
through the critical knowledge, create and recreate new knowledge brings great changes and
challenges for both parties. The teacher plays an essential role in the current perspective of
teaching, creating, recreating, reinventing, doing what they do not know, but leaving to teach, with
the participation of all. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Mídias na educação | por |
dc.subject | Estudo de caso | por |
dc.subject | Communication | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Technologies of information | eng |
dc.title | Aplicação das mídias na educação: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Florismundo Eggres da Silva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho proposto abordou um tema importante e atual na educação, a Aplicação das Tecnologias
da Informação e da Comunicação na Educação, sendo realizada uma pesquisa com alunos de
5ª a 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Florismundo Eggres da Silva, na cidade de
Mata - RS. Os resultados foram apresentados por meio de gráficos, e referencial teórico, com análise
qualitativa sobre o material obtido através de observação do cotidiano escolar e questionários,
sobre o tema mídias na educação. Observou-se que o trabalho sobre Educação através das TICs
vem sendo desenvolvido na escola, assim como a formação dos professores e conhecimentos dos
alunos em relação ao tema. Evidenciou-se que o avanço das mídias na comunicação vem diminuindo
as distâncias espaciais e temporais através das tecnologias de informação e comunicação
(TICs). Com isso as informações que são produzidas em grande escala estão disponíveis nas mídias
para o livre acesso da população. Neste contexto, a educação não pode negar a integração das
TICs como recursos didáticos a serviço de uma educação crítica e reflexiva. Constatou-se que educar
nessa nova concepção através do saber criticar, criar e recriar novos conhecimentos traz grandes
mudanças e desafios para ambas as partes. O professor tem papel essencial na atual perspectiva
de ensino, criando, recriando, reinventando, fazendo o que não se sabe fazer, mas deixando-se
ensinar, com a participação de todos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |