dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Costa, Lúcia Margarete Santos da | |
dc.date.accessioned | 2016-03-31T12:47:07Z | |
dc.date.available | 2016-03-31T12:47:07Z | |
dc.date.issued | 2011-12-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1408 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Coordenador pedagógico | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.title | A função do coordenador pedagógico na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The role teaching in early childhood education coordinator | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o resultado do estudo realizado sobre a função do coordenador pedagógico junto a instituições de Educação Infantil. Nestas instituições esse profissional tem uma função importante e desafiadora: precisa estar preparado a orientar os professores na construção de suas propostas pedagógicas, sempre com a finalidade voltada para o desenvolvimento integral da criança. Através do problema de pesquisa: Qual a função do coordenador pedagógico das instituições públicas de Educação Infantil? realizou-se uma visita junto às escolas para conhecer o trabalho dos gestores que atuam nessas instituições e posteriormente foi aplicado um questionário aos professores, diretores e coordenadores pedagógicos. Para fundamentar essa pesquisa buscou-se subsídios teóricos em autores como: Luck (2009), Gadotti (1993), Libâneo (2001), Almeida (2003), Alves (2007), Kramer (2000), Saitta (2003), Sousa (2001) e em documentos oficiais que orientam as políticas para a educação brasileira. O texto está organizado em quatro capítulos: introdução, referencial teórico, abordando a relação da escola democrática e os sujeitos que dela participam; o projeto político pedagógico e o regimento escolar; educação infantil indicando alguns aspectos legais, destacando a organização escolar e a coordenação pedagógica. No terceiro capítulo apresenta-se as perspectivas metodológicas: dados, discussões e possíveis desafios ao coordenado pedagógico. Por fim, tecem-se considerações finais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |