Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorCosta, Lúcia Margarete Santos da
dc.date.accessioned2016-03-31T12:47:07Z
dc.date.available2016-03-31T12:47:07Z
dc.date.issued2011-12-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1408
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCoordenador pedagógicopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestãopor
dc.titleA função do coordenador pedagógico na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe role teaching in early childhood education coordinatoreng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o resultado do estudo realizado sobre a função do coordenador pedagógico junto a instituições de Educação Infantil. Nestas instituições esse profissional tem uma função importante e desafiadora: precisa estar preparado a orientar os professores na construção de suas propostas pedagógicas, sempre com a finalidade voltada para o desenvolvimento integral da criança. Através do problema de pesquisa: Qual a função do coordenador pedagógico das instituições públicas de Educação Infantil? realizou-se uma visita junto às escolas para conhecer o trabalho dos gestores que atuam nessas instituições e posteriormente foi aplicado um questionário aos professores, diretores e coordenadores pedagógicos. Para fundamentar essa pesquisa buscou-se subsídios teóricos em autores como: Luck (2009), Gadotti (1993), Libâneo (2001), Almeida (2003), Alves (2007), Kramer (2000), Saitta (2003), Sousa (2001) e em documentos oficiais que orientam as políticas para a educação brasileira. O texto está organizado em quatro capítulos: introdução, referencial teórico, abordando a relação da escola democrática e os sujeitos que dela participam; o projeto político pedagógico e o regimento escolar; educação infantil indicando alguns aspectos legais, destacando a organização escolar e a coordenação pedagógica. No terceiro capítulo apresenta-se as perspectivas metodológicas: dados, discussões e possíveis desafios ao coordenado pedagógico. Por fim, tecem-se considerações finais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples