Caracteres humanos utilizados no ensino dos padrões de herança mendelianos
Abstract
O estudo de Genética Humana nas escolas é bastante recente, e a utilização dos caracteres humanos hereditários no ensino de padrões de herança tem sido vista como uma forma de introduzir o cotidiano nos processos de aprendizagem, aproximando o conteúdo formal e científico do conhecimento trazido pelo aluno, de modo a tornar o conteúdo escolar interessante e significativo. Com o propósito de avaliar a utilização de caracteres humanos como forma de contextualizar o ensino dos padrões de herança mendeliana no Ensino Médio, quatro pontos estratégicos foram delineados: 1. Como os livros didáticos apresentam os caracteres humanos herdados? 2. Como os professores veem a utilização dos caracteres humanos herdados no ensino de genética? 3. Como esses caracteres se apresentam em termos de frequência e de modo de herança? 4. De que forma se pode utilizar os caracteres humanos, de modo a favorecer a aprendizagem, sem comprometer o caráter científico do ensino? Uma avaliação dos oito livros de Biologia disponibilizados aos professores e alunos da rede pública pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), de 2012, permitiu identificar a frequência de utilização dos caracteres humanos e levantar os equívocos relacionados, que foram categorizados em erros conceituais, desvios em relação à descrição, simplificações e descrição apropriada. Entrevistas semiestruturadas permitiram a avaliação das concepções dos professores quanto à utilização dos caracteres humanos no ensino da genética, suas vantagens, seus contrapontos e exemplos mais utilizados. Os caracteres mais citados nos livros didáticos e mais facilmente observáveis nos indivíduos foram inseridos em um formulário para investigação de frequência que utilizou um software, disponibilizado de modo on-line. A amostra contou com 3.150 indivíduos (alunos dos Ensinos Médio e Superior), que acessaram e responderam ao questionário. Uma estratégia de aprendizagem que utiliza essa forma de investigação e a análise de gráficos do software foi construída de forma colaborativa com os professores de Biologia da rede pública, a partir de um momento de reflexão e capacitação proporcionado por este trabalho. A estratégia de aprendizagem foi aplicada em 2016 pelos professores que participaram da capacitação a todos os alunos na introdução do conteúdo de genética, considerando que possibilita a construção de conceitos relativos aos padrões de herança, utilizando exemplos de caracteres humanos e minimizando as inconsistências constatadas. Um formulário de avaliação validado que utiliza a escala de Likert permitiu verificar o engajamento dos alunos em relação às estratégias de aprendizagem em duas turmas de alunos de terceiro ano. Dessa forma, identificou o alfa de Crombach (α = 0,858), demonstrando uma homogeneidade do grupo com relação à validade da proposta desenvolvida.
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