Método líquen: uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais
Resumo
Analisando atividades didáticas propostas por professores a alunos do primeiro ano do Ensino
Fundamental, notamos que estas abordam sequência numérica, contagem, operações de adição
e subtração, mas não encontramos um ensino sistematizado de conteúdos matemáticos com o
objetivo de desenvolver os conhecimentos necessários ao cálculo mental. Apesar disso, alguns
alunos desenvolvem autonomamente habilidades com este tipo de cálculo, enquanto outros
permanecem dependentes da contagem, ocasionando uma disparidade na sala de aula. Uma das
consequências desta disparidade é a ansiedade relacionada a aprendizagem da Matemática por
aqueles que não utilizam cálculo mental, iniciando desde os primeiros anos de escolarização,
ocasionando possíveis deficiências na formação matemática destes alunos. No entanto, as
atividades analisadas têm um potencial que não é aproveitado. Percebemos que é possível uma
sistematização destas atividades para que permitam um melhor entendimento das propriedades
numéricas e promovam o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental pelos alunos. Por
meio da sistematização de algumas atividades, aliadas a ações que facilitam o aprendizado,
desenvolvemos o Método Líquen, cujos objetivos são: auxiliar alunos na construção dos
conhecimentos necessários ás estratégias de cálculo mental e promover o nivelamento da turma
em relação ao aprimoramento de suas habilidades de cálculo aritmético básico nos quesitos
agilidade e acurácia. O Método Líquen possui um conjunto de ações específico de trabalho
diário e um conjunto de tarefas com baixo custo, realizadas por toda a turma, mas
individualmente pelos alunos, em sala de aula. O método auxilia a construção do sentido de
número e das operações e propriedades numéricas, inserindo os conhecimentos e, assim,
estimulando o uso de estratégias de cálculo para números menores que 20, de forma sistemática,
simples e diferenciada, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, iniciando em um ponto
de domínio de todos os alunos e evoluindo gradativamente, para que todos desenvolvam o
maior potencial de suas habilidades. Implementamos o Método Líquen durante quatro anos, em
sete escolas. Utilizaram o método 34 diferentes professores e aproximadamente 700 alunos, de
turmas de primeiro ao quinto ano, por no mínimo um ano letivo. Avaliações por meio de testes
mostraram que os alunos que utilizaram o Método Líquen ficaram mais ágeis e com maior
acurácia em relação a aritmética básica e as turmas ficaram mais uniformes nestes quesitos:
agilidade e acurácia para aritmética básica. Avaliações das estratégias de cálculo, utilizadas nas
respostas às questões de adição contidas em um baralho, mostraram que mais de 50% dos alunos
estão utilizando estratégias de cálculo mental em adições simples de números menores que 20,
nas turmas de terceiro e quarto ano, que utilizaram o método por dois ou três anos letivos.
Enquanto o percentual é menor que 20% em turmas de mesmo ano que não utilizaram o método.
Estas investigações mostraram que o Método Líquen, com suas tarefas e ações, promove o
desenvolvimento do cálculo mental.
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