A integração das tecnologias educacionais na prática pedagógica do componente curricular de educação física no ensino médio de uma escola pública
Resumo
A presença das tecnologias na educação cresceu consideravelmente nos últimos anos. Dessa
forma, discussões sobre como integrar as ferramentas tecnológicas na prática pedagógica
aumentaram no meio acadêmico. A Educação Física, por se tratar de um componente
curricular obrigatório da educação básica também faz parte destas preocupações. Nesse
sentido, esta pesquisa procurou investigar os desafios e as potencialidades da integração de
tecnologias educacionais na prática pedagógica do componente curricular de Educação Física
no ensino médio de uma escola pública. Para isso, realizamos uma pesquisa-ação de
abordagem qualitativa. O trabalho consistiu em desenvolver juntamente com uma professora
colaboradora um processo cíclico de ação-reflexão-ação. Os instrumentos utilizados foram a
observação participante, que se desenvolveu a partir do acompanhamento do planejamento e
das aulas, além da entrevista semiestruturada ao final da pesquisa, como forma de avaliar todo
processo. Os dados foram analisados com base na triangulação de informações obtidas a partir
dos encontros de estudo com a professora, acompanhamento da interação dos participantes
online e observações das aulas. A partir de disso, apresentamos os resultados do estudo
conforme as etapas da pesquisa-ação: Observação – identificação do problema; Reflexão e
planejamento para melhoria e inovação da prática pedagógica; Implementação do
planejamento e observação; Avaliação das mudanças. Interpretamos que a integração das
tecnologias educacionais na prática pedagógica da Educação Física oferece contribuições para
o processo ensino-aprendizagem. As tecnologias proporcionam maior interação entre
professor-aluno e aluno-aluno em tarefas que são realizadas em ambientes virtuais, motiva os
alunos a participar de forma colaborativa de atividades em grupo e possibilita mais produção
de conhecimento sobre a cultura corporal de movimento tanto pelos alunos quanto pela
professora. No entanto, observamos que esse movimento sofre interferência de alguns fatores
que dificultam o melhor aproveitamos dos recursos como: baixa fluência tecnológica,
tecnologias que não funcionam e pouco tempo para a professora interagir. Os dados
produzidos durante a realização desta pesquisa possibilitaram interpretar que integrar as
tecnologias educacionais nas aulas de Educação Física pode ser considerado um movimento
inovador, nesse sentido, compreendemos que enquanto pesquisa-ação produzimos uma
importante mudança. Porém, a inovação somente terá continuidade se a docente conseguir
redes de colaboração em que ela se sinta reconhecida pelo seu trabalho.
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