• Filosofia no ensino médio: reflexões sobre a prática docente 

      Revelante Netto, Eduardo (2018-07-05)
      Este trabalho tem por finalidade pensar questões pertinentes sobre a Filosofia a sua natureza e a sua relação com a sociedade. Os desafios enfrentados pelos docentes para adequar, transformar a filosofia em uma disciplina ...
    • Filosofia: uma ferramenta para superar os ditames da sociedade 

      Kruetzmann, Juliana Lopes (2018-07-21)
      O artigo visa abordar a Filosofia como uma ferramenta capaz de permitir que os ditames da sociedade sejam superados. Ou seja, que os valores e padrões estabelecidos pelas diversas mídias que influenciam significativamente ...
    • Gilles Delleuze: da criação de conceitos ao ensino de filosofia 

      Borchate, Denise (2018-07-05)
      O ensino de filosofia é, em grande parte, de má qualidade devido à incompreensão sobre a natureza da própria filosofia. A obra “O que é a Filosofia” foi escolhida no sentido de lançar luz sobre uma concepção de filosofia. ...
    • O papel da emotividade no ensino de filosofia: um estudo a partir de Martin Heidegger a Michel Henry 

      Maciel, Diego (2018-07-12)
      Este artigo objetiva apresentar e ressaltar a importância da afetividade no ensino de filosofia. O estudo acerca da afetividade surge devido à necessidade de explorar os campos férteis do afeto, relacionados ao ser no ...
    • Teoria feminista e ensino de filosofia 

      Santos, Fernanda Gabriela Soares dos (2018-07-05)
      O trabalho a seguir é uma introdução à teoria feminista, na medida em que foi idealizado para uma aula de qualquer um dos anos do Ensino Médio. O objetivo é iniciar as alunas e alunos nos estudos sobre Epistemologia e seus ...