Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrêa, Rogério Fabianne Saucedo
dc.creatorHalberstadt, Mara Conceição Fraga
dc.date.accessioned2018-09-05T10:58:10Z
dc.date.available2018-09-05T10:58:10Z
dc.date.issued2018-07-06
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14190
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper deals with the question of philosophy teaching in high school. We highlight the relationship between education and human construction, in which the school is responsible for transmitting knowledge and enabling the construction of knowledge and ethical and moral training of learners. In this work, we articulate the concepts of ethics and moral in the formation of the human being and in the process of education. We show their differences and the levels of moral maturity with education so that, from a classroom perspective, students and teachers can transform their participation in this process. To do so, we interviewed teachers of public and private school philosophy in order to identify how the teaching process occurs in these schools. As result of the research, we emphasize that all interviewed teachers find in their methodology a way of working on understanding the contents. They use different methodologies and tools but contemplate the moral ethical dimension in the classroom aiming at the future life of the students. In addition, everyone uses textbooks and other resources for their classes, such as dialogue. With this, the teachers are closer to the reality of the student. We also emphasize that the private school teacher receives higher charges to obtain better student performance in selection processes according to a statistical view of the results of each student, class and teaching-learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEthiceng
dc.titleDesafios contemporâneos na formação da cidadania no ensino médiopor
dc.title.alternativeContemporary challenges in the formation of the citizenship in high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Filosofia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo trata da questão do ensino de filosofia no ensino médio. Destacamos a relação entre educação e construção do ser humano, na qual a escola é responsável pela transmissão dos conhecimentos e possibilitadora da construção do conhecimento e da formação ética e moral dos educandos. Neste trabalho, articulamos os conceitos de ética e moral na formação do ser humano e no processo de educação. Evidenciamos suas diferenças e os níveis de amadurecimento moral com a educação para que, numa perspectiva de sala de aula, estudantes e professores consigam transformar sua participação nesse processo. Para tanto, entrevistamos professores de filosofia de escolas pública e privada a fim de identificarmos como se dá o processo de ensino nestas escolas. Como resultados da pesquisa, destacamos que todos os professores entrevistados encontram na sua metodologia uma forma de trabalhar a compreensão dos conteúdos. Usam metodologias e ferramentas diferenciadas, mas contemplam a dimensão ética moral em sala de aula visando a vida futura dos educandos. Além disso, todos utilizam livro didático e outros recursos para suas aulas, como, por exemplo, o diálogo. Com isso, os professores se aproximam mais da realidade do aluno. Ressaltamos também que o professor da escola privada recebe maiores cobranças para obter melhor desempenho dos estudantes em processos de seleção de acordo com uma visão estatística dos resultados de cada aluno, turma e processo de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto