Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaldissera, Thais Andrea
dc.creatorCeccon, Rui
dc.date.accessioned2016-04-01T14:40:40Z
dc.date.available2016-04-01T14:40:40Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1423
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work aims to reflect the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in teaching in the School Municipal Jose Rodrigues Cardoso and sought to know, through qualitative and quantitative research, if teachers use ICT in their teaching to do, and how which contributions to the learning process. The survey was developed in the second half of 2011, from the theoretical framework and data collection. The methodology was applied questionnaires with questions of objective and subjective responses. In them, teachers consider that ICTs create new learning environments, make the lessons attractive and dynamic, allowing the student to connect to the outside world and knowledge, and includes digitally. To enter the teaching ICT in the development of curriculum content in a presentation and the stimulus without interdisiciplinar or multidisciplinary design and rarely used for research and interaction, validating old pedagogical practices. The unpreparedness of the teacher in front of technological advancement, and lack of structure are identified as impediments to the teaching with ICT, even searched the school with their infrastructure than the national average urban schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFazer pedagógicopor
dc.titleAs novas tecnologias no fazer pedagógico na escola municipal José Rodrigues Cardosopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho objetiva refletir o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no fazer pedagógico na Escola Municipal José Rodrigues Cardoso e buscou saber, através da pesquisa quali-quantitativa, se os professores utilizam as TICs no seu fazer pedagógico, de que forma e quais as contribuições para o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2011, a partir do embasamento teórico e coleta dados. Na metodologia foram aplicados questionários com perguntas de respostas objetivas e subjetivas. Nelas, os professores consideram que as TICs criam novos ambientes de aprendizagem, tornam as aulas atrativas e dinâmicas, permitindo conectar o aluno ao mundo exterior e conhecimento, além de incluir digitalmente. Na ação didática inserem as TICs no desenvolvimento do conteúdo curricular de forma expositiva e estimulativa, sem projeto interdisiciplinar ou multidisciplinar e poucas vezes são utilizadas para pesquisa e interação, validando velhas práticas pedagógicas. O despreparo do professor, diante do avanço tecnológico, e a falta de estrutura são apontados como impeditivos no ato pedagógico com TICs, mesmo a escola pesquisada tendo sua infraestrutura superior a média nacional das escolas urbanas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples