A utilização das mídias na educação para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais
Resumo
O desenvolvimento humano é um processo sociocultural que não acontece isoladamente,
envolve as trocas entre os pares de pessoas. Neste sentido, a inserção de alunos com
necessidades especiais no ensino regular tem amparo legal e representa ganhos significativos
no que se refere à socialização e interação das crianças, pois se ampliam as possibilidades de
aprendizagem através do convívio com o grupo e estimula-se o respeito às diferenças. A
utilização das mídias para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais é um
fator relevante para que se ocorra efetivamente o processo de inclusão nas classes regulares de
ensino e um importante avanço para tornar a aprendizagem significativa. Ao fim da discussão
concluiu-se que a inclusão escolar e a utilização das tecnologias para o desenvolvimento das
potencialidades de alunos portadores de necessidades especiais, ainda é um processo recente e
que precisa ser trabalhado com empenho nas escolas regulares. É necessário o envolvimento
de toda a equipe pedagógica, a fim de que os alunos com necessidades especiais tenham
acesso a uma educação que prime pela eliminação de barreiras e pelo respeito à
multiplicidade.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]