dc.contributor.advisor | Kroll, Josiane | |
dc.creator | Conttri, Silvania Maria | |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T15:35:31Z | |
dc.date.available | 2016-04-01T15:35:31Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1428 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Human development is a socio-cultural process, which does not happen in isolation, involves
exchanges between pairs of people. In this sense, the inclusion of students with special needs
in regular education have legal support and represents significant gains in terms of
socialization and interaction of children, because they extend the possibilities of learning
through interaction with the group and encourages the respect differences. The use of media
for the inclusion of people with disabilities is a relevant factor that occurs effectively the
process of inclusion in regular education classes and an important step forward to make
learning meaningful. After discussion it was concluded that the educational inclusion and use
of technologies to developing the potential of students with special needs, it is still a recent
process that needs to be fully engaged in regular schools. It is necessary to involve the entire
teaching staff, so that students with special needs have access to an education that prime by
removing barriers and respect for diversity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Portadores de necessidades especiais | por |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.title | A utilização das mídias na educação para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O desenvolvimento humano é um processo sociocultural que não acontece isoladamente,
envolve as trocas entre os pares de pessoas. Neste sentido, a inserção de alunos com
necessidades especiais no ensino regular tem amparo legal e representa ganhos significativos
no que se refere à socialização e interação das crianças, pois se ampliam as possibilidades de
aprendizagem através do convívio com o grupo e estimula-se o respeito às diferenças. A
utilização das mídias para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais é um
fator relevante para que se ocorra efetivamente o processo de inclusão nas classes regulares de
ensino e um importante avanço para tornar a aprendizagem significativa. Ao fim da discussão
concluiu-se que a inclusão escolar e a utilização das tecnologias para o desenvolvimento das
potencialidades de alunos portadores de necessidades especiais, ainda é um processo recente e
que precisa ser trabalhado com empenho nas escolas regulares. É necessário o envolvimento
de toda a equipe pedagógica, a fim de que os alunos com necessidades especiais tenham
acesso a uma educação que prime pela eliminação de barreiras e pelo respeito à
multiplicidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |