O jornal das crianças: uma práxis educativa fundamentada no pensamento de Célestin Freinet
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Data
2011-12-05Autor
Pereira, Dirlei de Azambuja
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A presente pesquisa objetiva problematizar a experiência de elaboração de um jornal escolar a partir da concepção cunhada pelo pedagogo francês Célestin Freinet. A obra central, para a reflexão feita neste estudo, é o livro O Jornal Escolar, de autoria deste pedagogo. Diante da compreensão do que trata esta técnica educativa, suas bases e suas potencialidades, a investigação caminhou para a organização, seguindo os princípios apontados por Freinet, de um jornal escolar com uma turma de pré-escola na E. M. E. I. Recanto Infantil, em Piratini/RS. Com base em um estudo qualitativo, de matriz participante, durante dois meses (agosto e setembro de 2011), houve a coleta de dados sobre o processo de edificação do impresso, o qual foi intitulado Jornal das Crianças. Auferiu-se ainda, neste período, os depoimentos dos sujeitos participantes da proposta levando em consideração suas opiniões sobre o trabalho construído. Conclui-se, na realização desta investigação, que com um aporte teórico substantivo, a práxis de elaboração de um jornal escolar oferece inúmeros contributos ao processo educativo. Entre essas contribuições, é possível citar: o surgimento de atitudes que agregam à formação plena da cidadania, a construção de um trabalho cooperativo e a constituição de um olhar crítico diante dos problemas sociais.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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