Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZucolo, Rosana Cabral
dc.creatorPereira, Dirlei de Azambuja
dc.date.accessioned2018-09-13T11:45:43Z
dc.date.available2018-09-13T11:45:43Z
dc.date.issued2011-12-05
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14285
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the experience of developing a school newspaper from the conception coined by the French educator Célestin Freinet. The main title for reflection in this study is the book O Jornal Escolar (The School Journal), written by this teacher. Given the understanding of what this educational technical, bases and potential are about, the research was organized following the principles mentioned by Freinet from a preschool newspaper with a group of pre-school in E.M.E.I. Recanto Infantil, in Piratini/RS. Based on a qualitative study with a participant matrix, during two months (August and September 2011) it were collected data on the process of building the form, which was entitled Jornal das Crianças (Children‟s journal). It was also availed in this period the participants‟ speech of the proposal, taking into account their point of views. At the development of this research it is concluded that the practice of developing a school newspaper offers many contributions to the educational process. Among these contributions we can mention: the appearing of attitudes that is worth for the citizenship education, construction of a cooperative research and the constitution of a critical view on social problems.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCélestin Freinetpor
dc.subjectJornal escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectSchool newspapereng
dc.subjectChildhood educationeng
dc.titleO jornal das crianças: uma práxis educativa fundamentada no pensamento de Célestin Freinetpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva problematizar a experiência de elaboração de um jornal escolar a partir da concepção cunhada pelo pedagogo francês Célestin Freinet. A obra central, para a reflexão feita neste estudo, é o livro O Jornal Escolar, de autoria deste pedagogo. Diante da compreensão do que trata esta técnica educativa, suas bases e suas potencialidades, a investigação caminhou para a organização, seguindo os princípios apontados por Freinet, de um jornal escolar com uma turma de pré-escola na E. M. E. I. Recanto Infantil, em Piratini/RS. Com base em um estudo qualitativo, de matriz participante, durante dois meses (agosto e setembro de 2011), houve a coleta de dados sobre o processo de edificação do impresso, o qual foi intitulado Jornal das Crianças. Auferiu-se ainda, neste período, os depoimentos dos sujeitos participantes da proposta levando em consideração suas opiniões sobre o trabalho construído. Conclui-se, na realização desta investigação, que com um aporte teórico substantivo, a práxis de elaboração de um jornal escolar oferece inúmeros contributos ao processo educativo. Entre essas contribuições, é possível citar: o surgimento de atitudes que agregam à formação plena da cidadania, a construção de um trabalho cooperativo e a constituição de um olhar crítico diante dos problemas sociais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto