dc.contributor.advisor | Magno Junior, Mario Gerson Miranda | |
dc.creator | Carvalho, Elvio de | |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T15:43:13Z | |
dc.date.available | 2016-04-01T15:43:13Z | |
dc.date.issued | 2011-10-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1429 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Research work undertakes to reflect on teaching and pedagogical
alternatives in order to contribute to education for work in teacher training for basic
education. The biggest challenge of the work is to visualize new horizons of
interpretation that enable a critical reflection of pedagogical practices of the
teacher in the school context. In this sense, I am raising questions aimed at
creating spaces to discuss cultural complexities of new media technologies in the
process of teachers' education, taking into account the context of new information
and communication technologies. I believe that this fact contributes to the
saturation of information ideologically manipulated, hindering the development of
critical and emancipatory subject in the school context. In this paradigm socio /
economic image that made the harbinger of happiness, I believe, nothing to
counteract it efficient to invest in building critical and aesthetic, developing with it,
the sensitivity to aesthetics and ethics. For this, I based on theories of
philosophers such as Adorno (1995), Habermas (1987), among others,
incorporating them into a practice that meets the demand of emancipatory
education. With that, I have the perspective that you can recover from the critical
formation of the teacher, a pedagogical practice, committed to the emancipation of
the subject. The proposed work on the new cultural technologies as a way of
interpreting the daily life and social conflict was a reflection on alternative concepts
and meanings we construct in our daily lives. Or not influenced by the culture
industry. Well, I think we are experiencing a paradigm of truth and information in
which the subjects are not able to break free of ideological discourses of a system
producing cultures, values and concepts. I think in the current context, the work
will be of much relevance to propose possibilities in training and teaching practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação de educadores | por |
dc.subject | Tecnologias culturais | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | A perspectiva crítica filosófica das novas tecnologias culturais midiáticas na formação de professores do ensino básico | por |
dc.title.alternative | Teacher training in critical perspective new technologies media culture | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho de pesquisa de cunho bibliográfico compromete-se a refletir
sobre possíveis alternativas didático-pedagógicas a fim de contribuir com a
educação na perspectiva de trabalhar a formação de professores do Ensino
Básico. O desafio maior do trabalho está em visualizar novos horizontes
interpretativos que possibilitem uma reflexão crítica das práticas pedagógicas do
professor no contexto escolar. Neste sentido, levantam-se questões que visa criar
espaços para discutir complexidades das novas tecnologias culturais midiáticas
no processo de formação do educador, levando em consideração o contexto das
novas tecnologias de informação e comunicação. Acredita-se que esta realidade
contribui com a saturação de informações ideologicamente manipuladas,
dificultando o desenvolvimento crítico e emancipatório do sujeito no contexto
escolar. Neste paradigma sócio/econômico que fez da imagem o arauto da
felicidade, acredita-se que, nada mais eficiente para contrapô-lo que investir na
formação crítica e estética, desenvolvendo com isso, a sensibilidade pela estética
e a ética. Para isso, o trabalho fundamenta-se em teorias de filósofos como
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Adorno (1995), Habermas (1987), entre outros, incorporando-os a uma prática
que atenda a demanda de uma educação emancipadora. Com isso, cria-se
perspectivas de que é possível recuperar a partir da formação crítica do professor,
uma prática pedagógica, comprometida com a emancipação do sujeito. A
proposta de trabalhar as novas tecnologias culturais como forma de interpretar o
cotidiano e os conflitos sociais foi uma alternativa de refletir sobre conceitos e
significados que construímos diariamente em nossas vidas. Influenciados ou não
pela indústria cultural. Pois, é possível pensar que vivenciamos um paradigma de
verdades e informações no qual os sujeitos não estão conseguindo se libertar dos
discursos ideológicos de um sistema produtor de culturas, valores e conceitos.
Assim, no contexto atual, o trabalho será de muita relevância no sentido de propor
possibilidades na formação e na prática docente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |