Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMagno Junior, Mario Gerson Miranda
dc.creatorCarvalho, Elvio de
dc.date.accessioned2016-04-01T15:43:13Z
dc.date.available2016-04-01T15:43:13Z
dc.date.issued2011-10-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1429
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractABSTRACT: Research work undertakes to reflect on teaching and pedagogical alternatives in order to contribute to education for work in teacher training for basic education. The biggest challenge of the work is to visualize new horizons of interpretation that enable a critical reflection of pedagogical practices of the teacher in the school context. In this sense, I am raising questions aimed at creating spaces to discuss cultural complexities of new media technologies in the process of teachers' education, taking into account the context of new information and communication technologies. I believe that this fact contributes to the saturation of information ideologically manipulated, hindering the development of critical and emancipatory subject in the school context. In this paradigm socio / economic image that made the harbinger of happiness, I believe, nothing to counteract it efficient to invest in building critical and aesthetic, developing with it, the sensitivity to aesthetics and ethics. For this, I based on theories of philosophers such as Adorno (1995), Habermas (1987), among others, incorporating them into a practice that meets the demand of emancipatory education. With that, I have the perspective that you can recover from the critical formation of the teacher, a pedagogical practice, committed to the emancipation of the subject. The proposed work on the new cultural technologies as a way of interpreting the daily life and social conflict was a reflection on alternative concepts and meanings we construct in our daily lives. Or not influenced by the culture industry. Well, I think we are experiencing a paradigm of truth and information in which the subjects are not able to break free of ideological discourses of a system producing cultures, values and concepts. I think in the current context, the work will be of much relevance to propose possibilities in training and teaching practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de educadorespor
dc.subjectTecnologias culturaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleA perspectiva crítica filosófica das novas tecnologias culturais midiáticas na formação de professores do ensino básicopor
dc.title.alternativeTeacher training in critical perspective new technologies media cultureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho de pesquisa de cunho bibliográfico compromete-se a refletir sobre possíveis alternativas didático-pedagógicas a fim de contribuir com a educação na perspectiva de trabalhar a formação de professores do Ensino Básico. O desafio maior do trabalho está em visualizar novos horizontes interpretativos que possibilitem uma reflexão crítica das práticas pedagógicas do professor no contexto escolar. Neste sentido, levantam-se questões que visa criar espaços para discutir complexidades das novas tecnologias culturais midiáticas no processo de formação do educador, levando em consideração o contexto das novas tecnologias de informação e comunicação. Acredita-se que esta realidade contribui com a saturação de informações ideologicamente manipuladas, dificultando o desenvolvimento crítico e emancipatório do sujeito no contexto escolar. Neste paradigma sócio/econômico que fez da imagem o arauto da felicidade, acredita-se que, nada mais eficiente para contrapô-lo que investir na formação crítica e estética, desenvolvendo com isso, a sensibilidade pela estética e a ética. Para isso, o trabalho fundamenta-se em teorias de filósofos como 2 Adorno (1995), Habermas (1987), entre outros, incorporando-os a uma prática que atenda a demanda de uma educação emancipadora. Com isso, cria-se perspectivas de que é possível recuperar a partir da formação crítica do professor, uma prática pedagógica, comprometida com a emancipação do sujeito. A proposta de trabalhar as novas tecnologias culturais como forma de interpretar o cotidiano e os conflitos sociais foi uma alternativa de refletir sobre conceitos e significados que construímos diariamente em nossas vidas. Influenciados ou não pela indústria cultural. Pois, é possível pensar que vivenciamos um paradigma de verdades e informações no qual os sujeitos não estão conseguindo se libertar dos discursos ideológicos de um sistema produtor de culturas, valores e conceitos. Assim, no contexto atual, o trabalho será de muita relevância no sentido de propor possibilidades na formação e na prática docente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples