A formação do professor no contexto do homo zappiens
Fecha
2011-09-01Autor
Capelesso, Odete Teresa Sutili
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Resumo - O trabalho procura analisar o desafio para a educação, a partir das novas tecnologias, principalmente, nos papéis do professor e do aluno, buscando compreender a aprendizagem no contexto do homo zappiens. As diferenças entre educadores e educandos, não apenas geracionais, mas também de letramentos, criam barreiras didáticas e comunicativas que solicitam do professor a busca de novas mediações, através de uma pedagogia que leve em conta a forma não-linear de aprender do educando. Nesse sentido, investiga-se quem são os educandos hoje, considerados parte de uma geração que atua em uma cultura cibernética global. Investiga-se, por outro lado, os desafios que recaem sobre os professores como condição para que a escola consiga acomodar o homo zappiens. Por fim, analisa-se uma experiência poética hipertextual, encontrada no site www.ciberpoesia.com.br, na tentativa de compreender o perfil de leitor do Homo Zappiens e as implicações do papel do professor na mediação pedagógica.