Improbidade do aluno, respeito à lei do direito autoral
Resumo
O ato de copiar e colar despertou nos professores e tutores do curso de graduação de Licenciatura em Física da UAB/UFSM, a preocupação acerca do crescente hábito dos alunos em praticar plágio em seus trabalhos acadêmicos. Essa preocupação surgiu no primeiro semestre do curso. A fim de informar aos alunos dos problemas causados por esta prática desenvolveu-se um trabalho de conscientização a respeito da Lei do Direito Autoral (LDA) através de fóruns realizados no decorrer da disciplina de Instrumentação para Educação a Distância (EaD). Dentro desse contexto, escrevemos esse trabalho, cujo objetivo foi analisar a escrita desses alunos a partir de Fóruns realizados na disciplina sobre o conteúdo que a Internet apresenta ao pesquisador e assim investigar a escrita colaborativa dos alunos em relação a LDA. A metodologia utilizada neste artigo foi o estudo de caso, com análise do material escrito nos Fóruns denominados “CTRL C e CTRL V” e “Como confiar no que se encontra na Internet?”. Dentre as discussões os alunos da graduação apresentaram grande preocupação com o crescente ato do plágio e reconhecem a importância do trabalho de esclarecimento sobre a Lei nº 9.610, assim como, são favoráveis a uma avaliação rígida dos trabalhos por parte dos seus mestres.