Refletindo sobre a afetividade na educação a distância
Visualizar/ Abrir
Data
2011-10-07Autor
Carré, Josiane Caroline Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso feito em fóruns tira dúvidas e notícias, em quatro turmas da disciplina EAD 1042 do segundo semestre do “Curso de Pedagogia EaD” oferecido pelo Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa buscou verificar a existência de manifestações de afetividade entre professor, tutores e alunos no decorrer da disciplina. A análise das manifestações foi feita com base nos critérios de afetividade, como satisfação, incentivo, apoio e motivação. Verificou-se que a ferramenta fórum possibilita estas manifestações de afetividade, proporcionando a interação entre todos. Foi possível perceber que tanto professor e tutores como os alunos manifestam afetividade entre si, ou seja, existe uma troca de afetividade em especial frases de motivação e apoio, entre os tutores e entre os colegas da disciplina. Através das análises foi possível perceber e ressaltar a importância da afetividade no relacionamento e interação entre tutores/professores e alunos em curso a distância.