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dc.contributor.advisorSouza, Maristela da Silva
dc.creatorDuarte, Zuleyka da Silva
dc.date.accessioned2018-09-25T10:54:32Z
dc.date.available2018-09-25T10:54:32Z
dc.date.issued2012-11-19
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14376
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2012.por
dc.description.abstractDiscussing the physical education, visualize that from the late 1980s there is a range of theoretical treatises that seek precisely, not only to support teaching, but lead to reflection and professional scholars in the field. Thus, several approaches related to different conceptions of education as theoretical physics appear important in the construction of educational projects. Accordingly, to search the theoretical framework of school physical education, a critical dimension, we find two approaches that deal differently with a concept linked to philosophical thought. Therefore, the present study, results of a survey of the Specialization Course in Physical Education, part of the following issues: what are the theoretical differences about the concept of emancipation, between critical theories of physical education: critical surpassing proposal and proposed critical emancipatory? To answer this question, we start with the following general objective: to know the origin and meaning attributed to the concept of empowerment of surpassing critical pedagogical and critical emancipatory. The methodological approach is characterized as a literature search focused dialectical, since the understanding of the concept emancipation was clear from the dialectical principles since the interest in reflecting on this concept and its relationship to social reality, is given to from order analysis - antithesis and synthesis. As a result we concluded that the theoretical approach surpassing Critical, Critical Social Pedagogy based on the Contents of Demerval Saviani and directed from the perspective of processing elements with strong Marxist, sees emancipation as part of the concept of human emancipation Marx. Critical Emancipatory The approach, based its analysis on the Kantian conception of explanation and theory of communicative action Habermas, who works at the prospect of emancipation of consciousness.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectAbordagem crítico superadorapor
dc.subjectAbordagem crítico emancipatóriapor
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectSurpassing critical approacheng
dc.subjectCritical emancipatory approacheng
dc.titleEducação física e filosofia: o conceito de emancipação nas abordagens teóricas da Educaçõa Fisica Escolarpor
dc.title.alternativeThe concept of emancipation in theoretical approaches of Physical Education Schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoProblematizando a educação física escolar, visualizamos que desde o final dos anos 1980 existe uma gama de produções teóricas, que buscam justamente, não só dar suporte pedagógico, mas levar à reflexão profissionais e estudiosos da área. Assim, diversas abordagens vinculadas às diferentes concepções de educação física aparecem como referencial teórico importante na construção de projetos educativos. Nesse sentido, ao buscar no referencial teórico da Educação Física escolar, uma dimensão crítica, encontramos duas abordagens que tratam de forma distinta um conceito vinculado ao pensamento filosófico. Por isso, o presente trabalho, resultado de uma pesquisa do Curso de Especialização em Educação Física Escolar, parte da seguinte problemática: quais as diferenças teóricas referentes ao conceito de emancipação, entre as teorias críticas da educação física escolar: proposta crítico superadora e proposta crítico emancipatória? Para responder a esse questionamento, partimos do seguinte objetivo geral: conhecer a origem e o significado atribuídos ao conceito de emancipação das propostas pedagógicas crítico superadora e crítico emancipatória. O percurso metodológico caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica com enfoque dialético, pois o entendimento do conceito emancipação foi esclarecido a partir dos princípios dialéticos uma vez que o interesse em refletir sobre este conceito e sua relação com a realidade social, se dá a partir da ordem análise - antítese e síntese. Como resultado concluímos que a abordagem teórica Crítico Superadora, fundamentada na Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos de Demerval Saviani e direcionada na perspectiva da transformação com fortes elementos marxistas, concebe emancipação, como parte do conceito emancipação humana de Marx. Já a abordagem Crítico Emancipatória, fundamenta sua análise na concepção kantiana de esclarecimento e da teoria da ação comunicativa de Habermas, que trabalha na perspectiva da emancipação da consciência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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