dc.contributor.advisor | Souza, Maristela da Silva | |
dc.creator | Duarte, Zuleyka da Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-09-25T10:54:32Z | |
dc.date.available | 2018-09-25T10:54:32Z | |
dc.date.issued | 2012-11-19 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14376 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Discussing the physical education, visualize that from the late 1980s there is a
range of theoretical treatises that seek precisely, not only to support teaching, but
lead to reflection and professional scholars in the field. Thus, several approaches
related to different conceptions of education as theoretical physics appear important
in the construction of educational projects. Accordingly, to search the theoretical
framework of school physical education, a critical dimension, we find two approaches
that deal differently with a concept linked to philosophical thought. Therefore, the
present study, results of a survey of the Specialization Course in Physical Education,
part of the following issues: what are the theoretical differences about the concept of
emancipation, between critical theories of physical education: critical surpassing
proposal and proposed critical emancipatory? To answer this question, we start with
the following general objective: to know the origin and meaning attributed to the
concept of empowerment of surpassing critical pedagogical and critical
emancipatory. The methodological approach is characterized as a literature search
focused dialectical, since the understanding of the concept emancipation was clear
from the dialectical principles since the interest in reflecting on this concept and its
relationship to social reality, is given to from order analysis - antithesis and synthesis.
As a result we concluded that the theoretical approach surpassing Critical, Critical
Social Pedagogy based on the Contents of Demerval Saviani and directed from the
perspective of processing elements with strong Marxist, sees emancipation as part of
the concept of human emancipation Marx. Critical Emancipatory The approach,
based its analysis on the Kantian conception of explanation and theory of
communicative action Habermas, who works at the prospect of emancipation of
consciousness. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Emancipação | por |
dc.subject | Abordagem crítico superadora | por |
dc.subject | Abordagem crítico emancipatória | por |
dc.subject | Emancipation | eng |
dc.subject | Surpassing critical approach | eng |
dc.subject | Critical emancipatory approach | eng |
dc.title | Educação física e filosofia: o conceito de emancipação nas abordagens teóricas da Educaçõa Fisica Escolar | por |
dc.title.alternative | The concept of emancipation in theoretical approaches of Physical Education School | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Problematizando a educação física escolar, visualizamos que desde o final
dos anos 1980 existe uma gama de produções teóricas, que buscam justamente,
não só dar suporte pedagógico, mas levar à reflexão profissionais e estudiosos da
área. Assim, diversas abordagens vinculadas às diferentes concepções de educação
física aparecem como referencial teórico importante na construção de projetos
educativos. Nesse sentido, ao buscar no referencial teórico da Educação Física
escolar, uma dimensão crítica, encontramos duas abordagens que tratam de forma
distinta um conceito vinculado ao pensamento filosófico. Por isso, o presente
trabalho, resultado de uma pesquisa do Curso de Especialização em Educação
Física Escolar, parte da seguinte problemática: quais as diferenças teóricas
referentes ao conceito de emancipação, entre as teorias críticas da educação física
escolar: proposta crítico superadora e proposta crítico emancipatória? Para
responder a esse questionamento, partimos do seguinte objetivo geral: conhecer a
origem e o significado atribuídos ao conceito de emancipação das propostas
pedagógicas crítico superadora e crítico emancipatória. O percurso metodológico
caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica com enfoque dialético, pois o
entendimento do conceito emancipação foi esclarecido a partir dos princípios
dialéticos uma vez que o interesse em refletir sobre este conceito e sua relação com
a realidade social, se dá a partir da ordem análise - antítese e síntese. Como
resultado concluímos que a abordagem teórica Crítico Superadora, fundamentada
na Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos de Demerval Saviani e direcionada na
perspectiva da transformação com fortes elementos marxistas, concebe
emancipação, como parte do conceito emancipação humana de Marx. Já a
abordagem Crítico Emancipatória, fundamenta sua análise na concepção kantiana
de esclarecimento e da teoria da ação comunicativa de Habermas, que trabalha na
perspectiva da emancipação da consciência. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |